Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7396
Authors: | Melo, Edilson Soares de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Ivo Pereira da |
Title: | Operações bancárias: contexto histórico e sua relação com o objeto de conhecimento função exponencial |
Keywords: | Educação;Formação de professor;Matemática;Ensino contextualizado |
Issue Date: | 8-Jul-2022 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | MELO, Edilson Galdino Soares de. Operações bancárias: contexto histórico e sua relação com o objeto de conhecimento função exponencial. 32 f. Monografia (Graguação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2022. |
metadata.dc.description.resumo: | Motivado a promover um ensino contextualizado da Matemática e visando criar um ambiente de aprendizagem mais significativo e envolvente, a pesquisa em questão foca na relação entre as operações bancárias e a função exponencial. O objetivo é refletir sobre o funcionamento das operações bancárias e permitir que tanto professores quanto alunos adaptem os conceitos matemáticos para seu uso e relevância no mundo real. No referencial teórico, foram utilizados os autores Mol (2013), Aranha (2006) e Varotto (2006) para entender o comércio e os aspectos históricos das operações bancárias, e Rossini (2006), Sá (2003), Oliveira (1997), Eves (2011) e Silva (2015) para sintetizar o contexto histórico das funções exponenciais. Portanto, para atingir a necessidade de contextualização e responder à questão problema da pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa de caráter histórico, que permitiu ao pesquisador utilizar o conhecimento histórico da Matemática para complementar as informações atuais. Os resultados da pesquisa indicam que o conhecimento adquirido pode ser utilizado pelo professor para integrar as orientações da BNCC e criar Objetos de Aprendizagem (OAs). Reconhecendo a importância dos OAs no ensino de Matemática, o professor pode Integrar a Matemática envolvida nas operações bancárias, por meio de um estudo contextualizado que aborde dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, destaca a necessidade de inovação pedagógica e a adoção de tecnologias. Esse enfoque não apenas torna o ensino mais relevante, como também ajuda a preparar os alunos para a aplicação prática dos conceitos matemáticos na vida cotidiana. Assim, a inovação pedagógica e o uso de tecnologias se tornam ferramentas essenciais para um ensino mais eficaz e adaptado às demandas contemporâneas. |
Abstract: | Motivated to promote a contextualized teaching of Mathematics and aiming to create a more meaningful and engaging learning environment, the research focuses on the relationship between banking operations and exponential functions. The goal is to reflect on how banking operations work and to enable both teachers and students to adapt mathematical concepts for their practical use and relevance in the real world. In the theoretical framework, the works of Mol (2013), Aranha (2006), and Varotto (2006) were used to understand commerce and the historical aspects of banking operations, while Rossini (2006), Sá (2003), Oliveira (1997), Eves (2011), and Silva (2015) were used to synthesize the historical context of exponential functions. Therefore, to address the need for contextualization and respond to the research problem, a qualitative historical approach was adopted. This approach allowed the researcher to use historical knowledge of Mathematics to complement current information. The research results indicate that the acquired knowledge can be used by teachers to integrate BNCC guidelines and create Learning Objects (LOs). Recognizing the importance of LOs in Mathematics teaching, teachers can incorporate the mathematics involved in banking operations through a contextualized study that addresses cultural, social, political, and psychological dimensions. This highlights the need for pedagogical innovation and the adoption of technology. This approach not only makes teaching more relevant but also helps prepare students for the practical application of mathematical concepts in everyday life. Thus, pedagogical innovation and the use of technology become essential tools for more effective teaching adapted to contemporary demands. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7396 |
Appears in Collections: | Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Monografia Matemática - Edilson Galdino Soares de Melo.pdf | 422.73 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.