Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7395
Authors: Dias, Alane Moreira
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Ivo Pereira da
Title: Investigação das habilidades e conhecimentos mobilizados na resolução de questões da segunda fase da Olimpiada Brasileira de Matemática das escolas públicas - OBMEP
Keywords: OBMEP;Conhecimento cognitivo;Conhecimento matemático;Habilidades matemáticas
Issue Date: 29-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: DIAS, Alana Moreira. Investigação das habilidades e conhecimentos mobilizados na resolução de questões da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas. 62 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A segunda fase da OBMEP representa um desafio significativo para os estudantes, sobretudo devido à natureza dissertativa de suas questões. Nesse contexto, este Trabalho de Conclusão de Curso foi concebido com o objetivo de identificar e analisar as habilidades e conhecimentos matemáticos presentes nas questões da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) realizada anualmente pelo governo federal desde o ano de 2005. A pesquisa assume caráter qualitativo descritivo e teve como objeto de estudo as questões da segunda fase da OBMEP realizada no ano de 2023 dos níveis 1 e 2 aplicadas a estudantes do segundo segmento do ensino fundamental. Essas foram analisadas observando em especial as habilidades e conhecimentos matemáticos necessários para o seu desenvolvimento correto, além das possíveis dificuldades encontradas pelo estudante durante a resolução. Ao longo dos capítulos, estão expostas informações sobre a Olimpíada, os embasamentos teóricos adotados, os procedimentos metodológicos empregados, as interpretações realizadas e os resultados obtidos.
Abstract: The second phase of the OBMEP represents a significant challenge for students, especially due to the essay-like nature of its questions. In this context, this Final Course Work was designed with the objective of identifying and analyzing the mathematical skills and knowledge present in the questions of the second phase of the Brazilian Mathematics Olympiad for Public Schools (OBMEP), held annually by the federal government since 2005. The research assumes a qualitative descriptive nature and had as its object of study the questions of the second phase of the OBMEP held in 2023 for levels 1 and 2 applied to students in the second segment of elementary school. These were analyzed, observing in particular the mathematical skills and knowledge necessary for their correct development, in addition to the possible difficulties encountered by the student during the resolution. Throughout the chapters, information about the Olympiad, the theoretical basis adopted, the methodological procedures employed, the interpretations made and the results obtained are presented.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7395
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Matemática - Alana Moreira Dias.pdf2.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.