Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7380
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Luciane Silva de-
dc.contributor.authorGomes, Ingrid Cristina de Arruda-
dc.date.accessioned2025-02-06T20:36:24Z-
dc.date.available2025-02-06T20:36:24Z-
dc.date.issued2025-02-06-
dc.identifier.citationGOMES, Ingrid Cristina de Arruda. Atendimento educacional especializado e o desenvolvimento do estudante com Transtorno Espectro Autista na educação básica. 2024. 48f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7380-
dc.description.abstractIn view of the importance of the Specialized Service Room for autistic students in Basic Education. The present research was carried out as a necessary requirement for the completion of the degree in Pedagogy at the Federal University of Tocantins (UFT). The methodology used consists of a bibliographic review, which encompasses scientific studies, books and official documents on the subject, it is done thinking about the pedagogical practices that contribute to the learning of these students. Its general objective was: To make a survey of dissertations, scientific articles, books among other official documents that discuss Autism and how the Specialized Educational Service (AEE) Specialized Service Room (SAE) contributes to the development of the Autistic child in basic education. The following question was asked: How does the specialized care room contribute to the development of the Autistic student in Basic Education? The study is justified by the need to broaden the understanding of pedagogical practices aimed at serving students with Autism Spectrum Disorder (ASD) and to identify the possible contributions that a specialized care room (SAE) can offer to the integral development of these students. It is hoped that the results of this research can help in understanding the benefits that an adapted school environment can bring to the development of cognitive, social and emotional skills of children with ASD. The study also aims to contribute to teacher training, providing theoretical and practical subsidies for the effective inclusion of these students in the school environment. The main points discussed in this work are: the challenges of school inclusion; the importance of the adapted environment for the development of children with ASD; and the pedagogical strategies that can be used in a specialized service room.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectSala de atendimento especializadopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleAtendimento educacional especializado e o desenvolvimento do estudante com Transtorno Espectro Autista na educação básicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoTendo em vista a importância da Sala de atendimento especializado para o estudante autista na Educação Básica. A presente pesquisa foi realizada como requisito necessário para finalização da licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A metodologia empregada baseia-se em uma revisão bibliográfica, que engloba estudos científicos, livros e documentos oficiais sobre a temática, a mesma é feita pensando as práticas pedagógicas que contribuam para a aprendizagem desses alunos. Teve por objetivo geral: Fazer um levantamento de dissertações, artigos científicos, livros dentre outros documentos oficiais que discutem o Autismo e como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) Sala de Atendimento especializado (SAE) contribui para o desenvolvimento da criança Autista na educação básica. Teve-se como questionamento: Como a sala de atendimento especializado contribui para o desenvolvimento do estudante Autista na Educação Básica? O estudo se justifica pela necessidade de ampliar a compreensão sobre as práticas pedagógicas voltadas ao atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e identificar as possíveis contribuições que uma sala de atendimento especializado (SAE) pode oferecer para o desenvolvimento integral desses estudantes. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam auxiliar na compreensão dos benefícios que um ambiente escolar adaptado pode trazer para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e emocionais das crianças com TEA. O estudo também objetiva contribuir para a formação docente, fornecendo subsídios teóricos e práticos para a inclusão efetiva desses alunos no âmbito escolar. Os principais pontos discutidos neste trabalho são: os desafios da inclusão escolar; a importância do ambiente adaptado para o desenvolvimento das crianças com TEA; e as estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas em uma sala de atendimento especializado.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ingrid Cristina de Arruda Gomes - Monografia.pdf757.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.