Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7376
Authors: Ramos, Ana Paula Lira
metadata.dc.contributor.advisor: Birck, Rosemeri
Title: A construção do sentimento de infância: análise a partir da iconografia e historiografia
Keywords: História;Infância;Arte
Issue Date: 6-Feb-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: RAMOS, Ana Paula Lira. A construção do sentimento de infância: análise a partir da iconografia e historiografia. 2023. 33f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo analisou a construção do sentimento de infância como uma categoria histórica como pensamento hegemônico através da iconografia e historiografia, na qual, observou-se a criança medieval como um miniadulto, a criança burguesa e os trajes infantis, por fim, a criança adultizada do século XXI. Considera-se este tema essencial em tempos em que a criança é alvo de estímulos consumistas, incentivos adultos e obrigações da escola que a conduzem a crescer antes do tempo através de responsabilidades e compromissos que remetem a rotina de um adulto. Desse modo, a pesquisa objetivou discutir a constituição do sentimento de infância identificado nas pinturas em tela, a partir do século XII e a relevância do papel desempenhado por crianças na sociedade capitalista por meio de fotografias do século XIX. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico, com suporte em autores estudiosos da infância como: Ariès (1986), Postman (1999), Oliveira (2008) e Buckingham (2003). Na pesquisa compreendeu-se que a infância é uma construção histórica e que vem sofrendo mutações de acordo com a sociedade, cultura e classe social. Na contemporaneidade a criança é incentivada a crescer mais rapidamente através de comportamentos e obrigações adultas reforçados pela escola, família e mídia.
Abstract: This article analyzed the construction of the feeling of childhood as a historical category as hegemonic thought through iconography and historiography, in which we observed the medieval child as a mini-adult, the bourgeois child and children's clothing, and finally, the adultized child of the 21st century. This theme is considered essential in times when children are the target of consumerist stimuli, adult incentives and school obligations that lead them to grow up before their time through responsibilities and commitments that are reminiscent of an adult's routine. In this way, the research aimed to discuss the constitution of the feeling of childhood identified in canvas paintings from the 12th century onwards and the relevance of the role played by children in capitalist society through 19th century photographs. This is a bibliographical study, supported by authors who study childhood, such as Ariès (1986), Postman (1999), Oliveira (2008) and Buckingham (2003). The research showed that childhood is a historical construction that has undergone changes according to society, culture and social class. In contemporary times, children are encouraged to grow up more quickly through adult behaviors and obligations reinforced by school, family and the media.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7376
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Paula Lira Ramos - Artigo de graduação.pdf1.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.