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http://hdl.handle.net/11612/7366
Authors: | VANDERLEY, Guilherme Silva |
metadata.dc.contributor.advisor: | LEITE, João de Deus |
Title: | A (NÃO) CONSTITUIÇÃO DA FUNÇÃO-AUTOR EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO EM ARAGUAÍNA/TO |
Keywords: | A (NÃO) CONSTITUIÇÃO DA FUNÇÃO-AUTOR EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO EM ARAGUAÍNA/TO |
Issue Date: | 30-Nov-2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | VANDERLEY, Guilherme Silva. A (NÃO) CONSTITUIÇÃO DA FUNÇÃO-AUTOR EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO EM ARAGUAÍNA/TO. 2023.89f. Monografia ( Curso de Licenciatura de Encino em Geografia) Universidade Federal do Tocantins - UFT, Araguaína. 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | Neste trabalho, investigamos, com base na Análise de Discurso (AD) francesa e brasileira, como se estabelecem os processos pelos quais a função-autor (Orlandi, 2020a) é ou não constituída em produções textuais de alunos do ensino médio público de Araguaína/TO. Assim, não perdemos de vista certos aspectos das condições de produção dessas produções, como, por exemplo, o alinhamento da prática do professor às discursividades do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nessa medida, as produções em foco seguem o formato da prova de redação do ENEM. Nesse caminho, a nossa relação com essa prática pedagógica tem a ver com as práticas da disciplina Estágio Supervisionado Curricular II, do Curso de Letras/Português, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Nessa disciplina, realizamos, na escola, o Plano de Trabalho de investigação de alguma questão (frontal ou lateral) ao espaço escolar. Dessa forma, coletamos, em uma turma de 3o ano, em um Centro de Ensino Médio (CEM), redações de tipo dissertativo-argumentativo, em um período de preparação para o ENEM e os vestibulares. Desse modo, propomos a questão: em que medida as produções textuais elaboradas por alunos do ensino médio público, em Araguaína/TO, deixam entrever indícios de função-autor? Consideramos, nesse entremeio, a hipótese de que, por haver a prevalência de repetição empírica e formal nas produções em tela, a função-autor se mostra ali rarefeita. Por isso, objetivamos: i) identificar a ocorrência ou não de indícios das três repetições nas materialidades das produções analisadas, não perdendo de vista a perspectiva de que essas repetições estão articuladas à função-autor; ii) analisar, nas redações, as menções explícitas a autores das diferentes áreas do conhecimento, conforme é exigido pelo ENEM, de modo a pensar em que efeitos de sentido essas ocorrências produzem no texto do aluno; iii) problematizar as práticas do ENEM, ao se ancorar na concepção de argumentação ali em funcionamento, propondo, inclusive, uma “medição” pela perspectiva das cinco competências, notadamente a competência dois; iv) analisar como os textos motivadores produzem efeitos de sentido nas tomadas de posição dos alunos, considerando o pré-construído de que os alunos não podem fazer cópias dos referidos textos. A partir dos mecanismos teórico-analíticos basilares: as repetições empírica/mnemônica, formal e histórica, analisamos de maneira qualitativa as ocorrências das repetições e a possível prevalência de uma específica, relacionando-as com a possível constituição de função-autor. De um conjunto de 37 redações recolhidas, passamos a particularizar 02 redações de duas alunas acerca de duas temáticas diferentes. Desse modo, o corpus de nosso estudo é constituído, com base em Courtine (2014), de sequências discursivas (SD), que se tratam de fragmentos de um recorte discursivo maior, composto por 4 produções textuais. Em nosso caso, as SD são os excertos nos quais há a ocorrência de alguma repetição. Dessa maneira, nos parâmetros da AD, ancorados no pensamento de Pêcheux (1975), confirmamos a nossa hipótese, na qual as produções textuais em foco têm, nas ocorrências, a prevalência das repetições empírica/mnemônica e formal. O que, de fato, provoca uma rarefação do trabalho simbólico de escrita, na medida em que a escola valida produções textuais nas quais a função-autor não é estabelecida. |
Abstract: | In this study, we investigate, based on French and Brazilian Discourse Analysis (DA), the processes through which the author-function (Orlandi, 2020a) is or is not constituted in textual productions of public high school students in Araguaína/TO. Thus, we do not lose sight of certain aspects of the production conditions, such as the alignment of the teacher's practice with the discourses of the National High School Exam (ENEM). In this regard, the analyzed productions follow the format of the ENEM essay exam. In this way, our relation with this pedagogical practice is connected to the practices of the Curricular Supervised Internship II course in the Portuguese Language program at the Federal University of Northern Tocantins (UFNT). In this subject, we carry out a Work Plan at the school to investigate some issue (frontal or lateral) in the school space. In this way, we collected dissertative-argumentative essays from a 3rd grade class in a High School Center (CEM) during a period of preparation for the ENEM and university entrance exams. Thus, we propose the question: to what extent do the textual productions produced by public high school students in Araguaína/TO reveal signs of an author-function? In between, we consider the hypothesis that, because there is a prevalence of empirical and formal repetition in the productions in question, the author-function is rarefied there. Therefore, we aimed: i) to identify the occurrence or absence of indications of the three types of repetition in the materialities of the analyzed productions, without losing sight of the fact that these repetitions are linked to the author-function; ii) to analyze the explicit references to authors from different areas of knowledge in the essays, as required by ENEM, in order to think which effects of meaning that these occurrences produce in the student's text; iii) to problematize the practices of ENEM, by anchoring itself in the concept of argumentation at work there, even proposing a "measurement" from the perspective of the five competencies, especially competency two;; iv) to analyze how the motivating texts produce effects of meaning in the students' positions, considering the preconstruction that the students cannot make copies of these texts. Using the foundational theoretical-analytical mechanisms of empirical/mnemonic, formal, and historical repetition, we qualitatively analyze the occurrences of repetitions and their possible prevalence of a specific one, relating them to the potential constitution of an author-function. From a set of 37 collected essays, and considering that DA does not operate from a quantitative perspective, we focus on two essays from two students on different themes. Thus, our study corpus is constituted, based on Courtine (2014), by discursive sequences (SDs), which are fragments of a larger discursive cut composed of four textual productions. In our case, the SDs are excerpts where some repetition occurs. In the parameters of DA, anchored in Pêcheux's (1975) thinking, we confirm our hypothesis that the analyzed textual productions predominantly feature empirical/mnemonic and formal repetitions. This, indeed, leads to a rarefaction of symbolic writing work, as the school validates textual productions where the author-function is not established. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7366 |
Appears in Collections: | Matemática |
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