Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7365
Authors: Botelho, Kelly Cristina Lopes
metadata.dc.contributor.advisor: Coura, Felipe de Almeida
Title: Experiências compartilhadas sobre a surdocegueira: análise de aspectos familiares e educacionais
Keywords: Surdocegueira;Família;Educação;Surdocego;Deafblindness;Family;Education;Deaf Blind
Issue Date: 21-Jan-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BOTELHO, Kelly Cristina Lopes. Experiências compartilhadas sobre a surdocegueira: análise de aspectos familiares e educacionais. 2022. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho busca analisar narrativas que constam na obra Surdocegueira: vencendo desafios e construindo possibilidades (FALKOSKI; MAIA, 2021). Para isso, são considerados aspectos sociais/familiares e educacionais identificados nas falas dos participantes. Dessa maneira, objetiva-se proporcionar reflexões sobre os aspectos do contexto familiar e educacional que estão relacionados aos sujeitos surdocegos, podem contribuir com a área que carece de aprofundamentos. Esta é uma pesquisa qualitativa que, dentre outros estudos, se embasou em Araújo (2019), Almeida (2010), Maia (2004) e Brasil (1988). Também menciona os desafios produzidos pela surdocegueira, tendo em conta os aspectos educacionais e familiares e reflete sobre a necessidade da divulgação dos conhecimentos sobre as narrativas. Por fim, a pesquisa pretende ser fonte de conhecimento com características próprias para servir de instrumento de inspiração para o ensino, com o intuito de esclarecer as dificuldades vivenciadas no cotidiano do surdocego no ambiente escolar/familiar. Os resultados da pesquisa mostram que apesar de serem visualizadas algumas conquistas, ainda há muitos desafios enfrentados pelos surdocegos, ficando evidente a superproteção da família, o despreparo da rede educacional para garantir de fato uma educação inclusiva.
Abstract: The present work seeks to analyze narratives that appear in the book Deafblindness: overcoming challenges and building possibilities (FALKOSKI; MAIA, 2021). For this, social/family and educational aspects identified in the participants' statements are considered. In this way, the objective is to provide reflections on aspects of the family and educational context that are related to deafblind subjects, which can contribute to the area that needs to be deepened. This is a qualitative research that, among other studies, was based on Araújo (2019), Almeida (2010), Maia (2004) and Brasil (1988). It also mentions the challenges produced by deafblindness, taking into account the educational and family aspects and reflects on the need to disseminate knowledge about narratives. Finally, the research intends to be a source of knowledge with its own characteristics to serve as an instrument of inspiration for teaching, with the aim of clarifying the difficulties experienced in the daily life of the deaf-blind person in the school/family environment. The research results show that despite some achievements being visualized, there are still many challenges faced by the deafblind, making evident the overprotection of the family, the unpreparedness of the educational network to actually guarantee an inclusive education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7365
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