Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7343
Authors: Santos, Letícia Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Viana, Rodney Haulien Oliveira
Title: A importância do ensino de etnobotânica na educação básica: uma revisão sistemática
Keywords: Etnobotânica;Educação;Ensino;Ethnobotany;Education;Teaching
Issue Date: 16-Jan-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Letícia Silva. A importância do ensino de etnobotânica na educação básica: uma revisão sistemática. 2021. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.
metadata.dc.description.resumo: A interação da humanidade com as plantas é algo que acontece desde a antiguidade, utilizando para fins medicinais, alimentação, conservação, cultura material, além do uso como símbolo de culto, folclore, e outros, sendo o estudo dessa interação conhecido como etnobotânica. Embora a etnobotânica seja considerada uma disciplina científica relativamente nova, ela é reconhecida pelo seu importante papel no desenvolvimento do conhecimento científico e dos povos. Apesar disso, o conteúdo de botânica é pouco apresentado na educação básica, não inserido diretamente nos currículos oficiais. Objetivo: Descrever a importância do ensino da etnobotânica na educação básica. Metodologia: Método dedutivo, pesquisa do tipo aplicada, descritiva, exploratória, de abordagem quali-quantitativa, além de pesquisa bibliográfica e revisão integrativa de literatura. Realizada através do Periódicos Capes, utilizando os descritores: “etbonotânica”, “educação” e “ensino”. Resultados e discussões: Selecionou-se 7 artigos para a pesquisa, de estudos referentes à etnobotânica no ambiente escolar de diversas regiões do Brasil, apresentando dados que mostram o quanto a abordagem etnobotânica é importante para que os alunos se identifiquem através da verificação do conhecimento científico junto ao conhecimento tradicional visto no cotidiano, uma vez que todos os alunos possuem algum conhecimento sobre plantas. No entanto, essa abordagem é negligente de um modo geral, apresentada principalmente com conteúdos teóricos, para memorização. Considerações finais: A etnobotânica é de suma importância para um maior aprendizado escolar, especialmente referente à disciplina de Ciências, onde os alunos com conhecimento popular possuem maior facilidade nos conteúdos. Aponta-se para a necessidade de mais estudos referentes à temática, bem como para uma mudança nos currículos escolares, buscando incluir a etnobotânica como conteúdo obrigatório não somente em Ciências, como de modo interdisciplinar.
Abstract: Humanity's interaction with plants has been happening since antiquity, using for medicinal purposes, food, conservation, material culture, in addition to its use as a symbol of worship, folklore, and others, and the study of this interaction is known as ethnobotany . Although ethnobotany is considered a relatively new scientific discipline, it is recognized for its important role in the development of scientific knowledge and peoples. Despite this, botany content is rarely presented in basic education, not directly inserted in official curricula. Objective: To describe the importance of teaching ethnobotany in basic education. Methodology: Deductive method, applied research, descriptive, exploratory, qualitative-quantitative approach, in addition to bibliographical research and integrative literature review. Carried out through Capes Periodicals, using the descriptors: “etbonotânica”, “education” and “teaching”. Results and discussions: Seven articles were selected for the research, from studies related to ethnobotany in the school environment in different regions of Brazil, presenting data that show how important the ethnobotany approach is for students to identify themselves through the verification of scientific knowledge along with traditional knowledge seen in everyday life, since all students have some knowledge about plants. However, this approach is generally negligent, presented mainly with theoretical content, for memorization. Final considerations: Ethnobotany is of paramount importance for greater school learning, especially regarding the subject of Science, where students with popular knowledge have greater ease in the content. It points to the need for more studies on the subject, as well as for a change in school curricula, seeking to include ethnobotany as a mandatory content not only in Science, but also in an interdisciplinary way.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7343
Appears in Collections:Ciências Biológicas

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