Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7341
Authors: | Carmo, Débora Carvalho do |
metadata.dc.contributor.advisor: | Sandes, Fábio Nascimento |
Title: | O CECLLA como lócus de formação inicial de professores críticos de língua estrangeira |
Keywords: | CECLLA;Formação de professor língua inglesa;Linguística aplicada;Teacher training english language;Applied linguistics |
Issue Date: | 16-Jan-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | CARMO, Débora Carvalho do. O CECLLA como lócus de formação inicial de professores críticos de língua estrangeira. 2019. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras - Lingua Inglesa, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho de pesquisa apresenta, por meio das lentes da Linguística Aplicada, um estudo de caso sobre a contribuição e dificuldades do Centro de Estudos Continuados em Letras, Linguística e Artes (CECLLA) na formação do professor de língua inglesa da Universidade Federal do Tocantins. O objetivo do trabalho é justamente analisar e investigar a contribuição do projeto na construção de uma consciência crítica no ensino de língua inglesa. Por meio de um estudo de caso estruturado por três passos: observação participante, notas de campos e questionário semiestruturado, foi feita a coleta de dados que posteriormente foi triangulada e comparada com a literatura base no qual é construída a fundamentação teórica deste. Os resultados do corpus analisado apontam as contribuições e enfrentamentos que os professores encontraram no exercício da docência em condição de professor-monitor, considerando que os mesmos contribuíram para desenvolver uma consciência crítica nesse professor em formação de forma que podemos entender que a Universidade Federal do Tocantins (UFT) enquanto núcleo de ensino superior tem cumprido com seus papéis, contribuindo para universalização e a promoção de cursos que preenchem algumas das lacunas na formação inicial. |
Abstract: | This research presents through the lenses of Applied Linguistics a case study about the contribution and difficulties of Center of Continuing Studies on Letters (CECLLA) towards the development of English language teacher at Federal University of Tocantins. The aim of the research is precisely to investigate the contribution of the project by raising awareness in the context of in English Language teaching. Through a case study structured by three steps: participant observation, field notes and semi-structured questionnaire, the data were collected, triangulated and compared with the similar literature in which the theoretical framework is built. The results of the analyzed corpus point to the contributions and confrontations that teachers found in teaching as a monitor teacher, considering that they contributed to the development of a critical awareness of this teacher in formation so that we can understand that the Federal University of Tocantins (UFT) as higher education institution core has fulfilled its roles by contributing to the universalization and promotion of courses that fill some of the gaps in early education. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7341 |
Appears in Collections: | Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Débora Carvalho do Carmo - TCC.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.