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Authors: AZEVEDO, Raquel Torquato Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor: RODRIGUES , Walace
Title: Egressos da UFT/Unidade Cimba/Araguaína/TO membros da Comunidade de Remanescentes de Quilombolas Pé do Morro
Keywords: Comunidade remanescente de quilombo;Desenvolvimento como liberdade;Educação como liberdade;Liberdades substantivas;Vulnerabilidade social;Remaining quilombo community;Development as freedom;Education as freedom;Substantive freedoms;Social vulnerability
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: PPGDire
Citation: AZEVEDO, Raquel Torquato Rodrigues de. Egressos da UFT/Unidade Cimba/Araguaína/TO membros da Comunidade de Remanescentes de Quilombolas Pé do Morro: análise dos impactos da educação superior à luz das perspectivas de desenvolvimento e liberdade de Amartya Sen e Paulo Freire. 2021. 158 f. Dissertação (Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem por objetivo geral analisar os possíveis efeitos da educação superior para a redução das vulnerabilidades sociais e o alcance do desenvolvimento libertador dos membros da Comunidade de Remanescentes de Quilombo Pé do Morro que adquiriram nível superior de educação via UFT/Unidade Cimba/Araguaína-TO (2010-2019). De tal objetivo decorrem os objetivos específicos que tem por finalidade descrever, em linhas gerais, o processo histórico dos afrodescendentes na sociedade brasileira, focalizando na luta por integração; verificar se a educação, especialmente no nível superior, pode ser vista como instrumento de desenvolvimento e liberdade à luz das teorias de Sen (2010) e Freire (1967, 1994, 1997), que defendem o desenvolvimento e a educação para liberdade; analisar o modo como os colaboradores/participantes da pesquisa, egressos da UFT membros da CRQPM, compreendem os impactos da educação, especialmente, a superior, em suas vidas. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa e descritivo-explicativa; procedimentalmente, desenvolve-se em etapas que incluem pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e de campo com coleta de dados via questionário, finalizando o percurso com análises das informações apuradas nas diversas etapas anteriores, à luz das teorias científicas que compõem o marco teórico (SEN, FREIRE), apoiado ainda, em estudos de outros autores como Spivak e Ribeiro. Quanto à análise e resultados, verificamos que a criação da oportunidade social de acesso ao nível superior de educação não é capaz de gerar os efeitos esperados se não for associada a recursos materiais complementares; os níveis fundamentais de ensino impactam no desempenho estudantil no nível superior; as instituições de educação superior devem preparar-se para receber vulneráveis, conforme suas especificidades (apoio psicológico e de permanência nas instalações); o nível educacional e o de renda se influenciam mutuamente e em ambas as direções; a educação superior impacta positivamente na vida pessoal e no desenvolvimento humano e contribui para a (re)elaboração da identidade social e individual, a ampliação da visibilidade social e o estabelecimento e/ou ampliação do lugar de fala; a educação superior serve como instrumento de libertação individual e social pelo conhecimento e pela capacidade crítica que desenvolve, possibilitando a ampliação de opções e a tomada de decisões bem fundamentadas. À guisa de considerações finais podemos afirmar que a educação é importante fator de redução da vulnerabilidade social, isto porque, dentre outros pontos, contribui para os processos de identificação social e individual, ligando-se à profissionalização, à visibilidade social e ao lugar de fala. Proporciona o desenvolvimento da capacidade de realizar análises e críticas sociais e políticas, a partir dos recursos que as pessoas adquirem com ela, no sentido do pensamento de Freire (1967). Abre caminhos para o desenvolvimento como liberdade defendido por Sen (2010), ao elevar os níveis de conhecimento e ampliar a capacidade e a competência de realizar escolhas, tomar decisões, aproveitar efetivamente oportunidades sociais e exercitar com mais plenitude as liberdades. Todavia, para haver efetivo desenvolvimento como liberdade e uma real integração social, é necessário políticas públicas que ampliem os acessos e oportunidades sociais.
Abstract: This dissertation has the general objective of analyzing the possible effects of higher education to reduce social vulnerabilities and reach the liberating development of the members of the Quilombo Pé do Morro Remnant Community who acquired a higher education level via UFT / Cimba Unit / Araguaína-TO (2010-2019). From this objective, the specific objectives that aim to describe in general lines the historical process of people of African descent in Brazilian society arise, focusing on the struggle for integration; to verify if education, especially at the higher level, can be seen as an instrument of development and freedom in the light of the theories of Sen (2010) and Freire (1967, 1994, 1997), who defend development and education for freedom; to analyze how the collaborators / participants of the research, graduates of UFT who are members of CRQPM, understand the impacts of education, especially higher education, on their lives. It is a qualitative and descriptive-explanatory research; procedurally, it develops in stages that include bibliographic research, documentary and field research with data collection via questionnaire, concluding the course with analyzes of the information obtained in the various previous stages, in the light of the scientific theories that make up the theoretical framework (SEN, FREIRE), also supported by studies by other authors such as Spivak and Ribeiro. As for the analysis and results, we found that the creation of a social opportunity to access higher education is not capable of generating the expected effects if it is not associated with complementary material resources; fundamental levels of education impact on student performance at the higher level; higher education institutions must prepare to receive vulnerable people, according to their specificities (psychological support and permanence in the facilities); the educational level and the income level influence each other and in both directions; higher education has a positive impact on personal life and human development and contributes to the (re) elaboration of social and individual identity, the expansion of social visibility and the establishment and / or expansion of the place of speech; higher education serves as an instrument of individual and social liberation through knowledge and the critical capacity it develops, enabling the expansion of options and well-informed decision-making. By way of final considerations, we can say that education is an important factor in reducing social vulnerability, because, among other points, it contributes to the processes of social and individual identification, linking to professionalization, social visibility and the place of speech. It provides the development of the capacity to carry out social and political analyzes and criticisms, based on the resources that people acquire from it, in the sense of Freire's thought (1967). It opens paths to development as a freedom defended by Sen (2010), by raising the levels of knowledge and expanding the capacity and competence to make choices, make decisions, effectively take advantage of social opportunities and exercise freedoms more fully. However, for there to be effective development as freedom and real social integration, it is necessary to have public policies that expand access and social opportunities.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7338
Appears in Collections:Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais

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