Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7330
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Roberto Francisco de-
dc.contributor.authorAbreu, Pollyana Vieira de-
dc.date.accessioned2025-01-13T10:54:33Z-
dc.date.available2025-01-13T10:54:33Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationABREU, Pollyana Vieira de. Política de acesso e permanência nas licenciaturas do IFTO: o curso de Computação do campus de Colinas do Tocantins como ilustração. 2024. 74f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7330-
dc.description.abstractThis study deals with the policy of access and permanence in the degree courses in Computing at the Federal Institute of Education Science and Technology of Tocantins (IFTO), illustrated by the Degree Course in Computing offered at the Colinas do Tocantins Campus. The research was motivated by questions about the difficulties faced by students in staying on the Degree in Computing course at the campus and was based on the following mobilizing question: what is the general situation regarding the policy of access and permanence of students on teacher training courses, with a focus on the Degree in Computing course at the IFT/TO, Colinas/Tocantins Campus? Faced with this question, the study aimed, in general, to analyze the theoretical and practical aspects of the policy of access and permanence of students in teacher training courses, with a focus on the Degree Course in Computing at the IFTO, Colinas do Tocantins Campus. The study that resulted in this Technical Research Report was carried out using the critical-dialectical approach as a reference and was materialized through bibliographical and documentary research. The findings of the research made it possible to understand some of the conditioning factors related to public social educational policies, such as policies on student access and permanence in higher education courses, such as undergraduate courses, illustrated by the Computer Degree Course at the IFTO Colinas do Tocantins Campus. These constraints are external to the IFTO, but also include the internal institutional environment, and therefore the course under study. Based on the analysis carried out, we found a significant lack of interest in the course, a high rate of permanent and temporary dropouts and a low graduation rate per year, thus expressing worrying repercussions for the curriculum and teaching and learning in the IFTO's degree courses. In view of this finding, as a “Final Product” we drew up a proposal for dealing with the situation revealed, called “A framework to help mitigate dropout in the IFTO Computer Science Degree Course”.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPolítica de assistência estudantil; Acesso e permanência na educação superior; condicionantes da permanência nos cursos de licenciaturas; IFTO/Tocantins; Curso de Computação/Colinas; Repercussões para o currículo e o ensino-aprendizagem; Student assistance policy; Access and permanence in higher education; Constraints on permanence in degree courses; IFTO/Tocantins; Computing/Colinas course; Repercussions for the curriculum and teaching-learningpt_BR
dc.titlePolítica de acesso e permanência nas licenciaturas do IFTO: o curso de Computação do campus de Colinas do Tocantins como ilustraçãopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo aborda a Política de acesso e permanência nos cursos de licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins, IFTO, tendo como ilustração o Curso de Licenciatura em Computação ofertado no Campus Colinas do Tocantins. A pesquisa foi motivada por questionamentos sobre as dificuldades de permanência dos estudantes no curso de Licenciatura em Computação do referido campus e partiu da seguinte questão mobilizadora: qual a situação geral da política de acesso e permanência dos alunos dos cursos de formação de professores, com foco no Curso de Licenciatura em Computação do IFT/TO, Campus Colinas/Tocantins? Frente ao questionamento, o estudo objetivou, em geral, analisar os aspectos teóricos e práticos da política de acesso e permanência dos alunos dos cursos de formação de professores, com foco no curso de Licenciatura em Computação do IFTO, Campus Colinas do Tocantins. O estudo que resultou no presente Relatório Técnico de Pesquisa foi realizado tendo por referência a abordagem crítico-dialética e foi materializado por meio das pesquisas bibliográfica e documental. Os achados da pesquisa possibilitaram compreender alguns dos condicionantes relacionados às políticas públicas sociais educacionais, como as políticas de acesso e permanência dos estudantes nos cursos superiores, a exemplo das licenciaturas, ilustradas por meio do Curso de Licenciatura em Computação do IFTO Campus de Colinas do Tocantins. Os mencionados condicionantes têm abrangência externa ao IFTO, mas contempla, também, o ambiente institucional interno abarcando, portanto, o Curso estudado. Constatamos a partir da análise realizada um significativo desinteresse pelo Curso, alta taxa de evasão definitiva e provisória e baixa taxa de formatura por ano expressando, assim, preocupantes repercussões para o currículo e o ensino-aprendizagem nas licenciaturas do IFTO. Frente à esta constatação elaboramos como “Produto Final” uma proposta de enfrentamento da situação desvelada denominada “Quadro referencial contributivo da mitigação da desistência no Curso de Licenciatura em Computação do IFTO”.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pollyana Vieira de Abreu - Dissertação.pdf921.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.