Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7310
Authors: Oliveira, Gloria Maria Vasconcelos
Ribeiro, Midiã Kemellyn Barros
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Adriano Junio Moreira de
Title: O uso excessivo de telas e os prejuízos no neurodesenvolvimento: uma revisão narrativa da literatura
Keywords: Uso excessivo;Telas;Neurodesenvolvimento;Intervenção parental
Issue Date: 17-Dec-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: OLIVEIRA, Gloria Maria Vasconcelos; RIBEIRO, Midiã Kemellyn Barros. O uso excessivo de telas e os prejuízos no neurodesenvolvimento: uma revisão narrativa da literatura. 2023. 33f. Artigo de graduação (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2024.
metadata.dc.description.resumo: A evolução das telas para dispositivos portáteis foi uma importante consequência da inovação tecnológica ocorrida nas últimas décadas, a partir disso, surgiu a possibilidade de transportar e acessar aparelhos eletrônicos em qualquer lugar, tornando-lhes uma parte indissociável da rotina das pessoas, incluindo as crianças. O consumo de telas na infância tem ultrapassado todas as recomendações da comunidade científica, para alguns autores, inclusive, as crianças estariam vivenciando um processo de "alfabetização digital" antes mesmo de aprenderem a ler ou escrever. Pela necessidade de maior produção acadêmica sobre o tema e reconhecimento de que essa é a fase da vida na qual os sujeitos são mais suscetíveis ao distúrbio de dependência digital. Com base no exposto, o objetivo central do presente trabalho foi investigar os prejuízos ao neurodesenvolvimento ocasionados pelo uso excessivo de telas durante a infância. Este estudo consiste em uma revisão narrativa de literatura conduzida por meio de uma busca nas bases de dados SciElo - Scientific Electronic Library Online, Google Acadêmico, BVSpsi e PubMed, utilizando os seguintes descritores: “tempo de tela’; “desenvolvimento infantil” e “era digital”. Foram encontrados diversos autores em concordância que apontaram prejuízos para a saúde física, cognitiva e social. Também foi proposto, como meio de possibilitar o acesso saudável às telas, a intervenção parental, pois segundo os autores citados, na maioria dos casos, os pais possuem dificuldade em impor limites por também fazerem um uso excessivo, sendo assim, é de suma importância a orientação e conscientização dos mesmos.
Abstract: The evolution of screens for portable devices has been an important consequence of technological innovation in recent decades. As a result, it became possible to transport and access electronic devices anywhere, making them an inseparable part of people's daily lives, including children's. The use of screens in childhood has exceeded all recommendations from the scientific community. According to some authors, children are experiencing a process of "digital literacy" even before learning to read or write. Given the need for more academic production on the subject and the recognition that this is the stage of life when individuals are most susceptible to digital dependency disorders, the central objective of this work was to investigate the neurodevelopmental impairments caused by excessive screen use during childhood. This study consists of a narrative literature review conducted through searches in the databases SciElo - Scientific Electronic Library Online, Google Scholar, BVSpsi, and PubMed, using the following keywords: "screen time," "child development," and "digital era." Several authors agreed that excessive screen use causes physical, cognitive, and social health issues. Parental intervention was also proposed as a way to enable healthy screen access, as cited authors suggest that parents often struggle to set limits due to their own excessive screen use. Therefore, it is essential to provide guidance and raise awareness among parents.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7310
Appears in Collections:Psicologia

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