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http://hdl.handle.net/11612/7296
Authors: | Silva, Jeremias Fontinele da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Martins, José Lauro |
Title: | Modelos educacionais disruptivos |
Keywords: | Análise de conteúdo. Modelo disruptivo. Educação. Estatística inferencial.Content analysis. Disruptive model. Education. Inferential statistics |
Issue Date: | 29-Jul-2021 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS |
Citation: | SILVA, Jeremias Fontinele da. Modelos educacionais disruptivos. 2021.119f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Palmas, 2021. |
metadata.dc.description.resumo: | O modelo educacional brasileiro é um campo fecundo em pesquisas, todavia diante do perfil resultante do século da quarta revolução industrial, das informações ubíquas e das tecnologias disruptivas tem-se uma certeza teórica, é necessária a mudança inovadora disruptiva! Contudo, surge a problemática: quais as características que fundamentam um modelo educacional disruptivo? O objetivo desta pesquisa é buscar conhecer as características que fundamentam um modelo educacional disruptivo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa subsidiada por técnicas bibliográficas e documentais que utiliza por estratégia a análise de conteúdo de Bardin, por validação a triangulação na coleta dos dados e a estatística inferencial no resultado da análise. O público investigado foi uma amostra com 100 escolas, de 52 países, que são chanceladas internacionalmente como modelo educacional inovador. Os dados foram coletados por buscas em bases científicas por meio de operadores booleanos e por cessão de dados ostensivos de seis instituições internacionais e nacionais. O referencial teórico constitui-se por uma revisão integrativa da literatura e um estado da questão. Os resultados indicam que há uma inversão na quantidade de escolas disruptivas esperadas e as observadas, no sentido de haver mais disruptivas (76 escolas) do que incrementais (24 escolas) na amostra. Da mesma forma, as inovações são mutuamente excludentes, porém com associação características significativa e perfis distintos. A validação por meio da estatística inferencial induz maior fiabilidade e validação à análise de conteúdo do que o uso da descritiva. Conclui-se, que as características que fundamentam o modelo educacional disruptivo estão conectadas em uma rede com seis categorias temáticas interligadas. indissociáveis e simultâneas (competências, conhecimento, experimentação, aprenderes, saberes e estrutura). Bem como, pelo entender, que estas coadunam-se perfeitamente com o perfil educacional e escolar do século XXI. A pesquisa foi auxiliada pelo software qualitativo MAXQDA-2018 e o matemático Minitab-19. |
Abstract: | The Brazilian educational model is a fruitful field for research, however, in the face of the resulting profile in the century of the fourth industrial revolution, of pervasive information and disruptive technologies, there is a theoretical certainty: innovative disruptive change is necessary! However, the problem arises: what are the ground characteristics of a disruptive educational model? The objective of this research is to find out the characteristics that underlie a disruptive educational model. This is a qualitative exploratory research supported by bibliographic and documental techniques that uses Bardin's content analysis as a strategy, and triangulation in data collection and inferential statistics as validation for the results of the analysis. The investigated public was a sample of 100 schools, from 52 countries, which are internationally recognized as innovative educational models. The data were collected through searches in scientific databases using Boolean operators and by cession of ostensible data from six international and national institutions. The theoretical framework consists of an integrative literature review and a state of the question. The results indicate that there is an inversion in the number of expected and observed disruptive schools, in the sense that there are more disruptive (76 schools) than incremental (24 schools). Likewise, the innovations are mutually exclusive, but with significant characteristic association and distinct profiles. Validation by means of inferential statistics induces greater reliability and validation to the content analysis than the use of descriptive statistics. It is concluded, that the characteristics that ground the disruptive educational model are connected in a network with six interconnected thematic categories. inseparable and simultaneous (competencies, knowledge, experimentation, learnings, knowledges and structure). As well, by understanding that these fit perfectly with the educational and school profile of the 21st century. The research was aided by the qualitative software MAXQDA-2018 and the mathematical software Minitab-19. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7296 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências da Saúde |
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