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http://hdl.handle.net/11612/7219
Authors: | Lemos, Hiago de Souza |
metadata.dc.contributor.advisor: | Sposito, Ítalo Beltrão |
Title: | Análise comparativa entre Brasil e Coreia do Sul: continuidade e redefinição da política externa durante a Redemocratização (1985- 1998) |
Keywords: | Brasil;Coreia do Sul;Mudança de Regime;Política Externa;Brazil;Foreign Policy;Redemocratization;Regime Change;South Korea |
Issue Date: | 6-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | LEMOS, Hiago de Souza. Análise comparativa entre Brasil e Coreia do Sul: continuidade e redefinição da política externa durante a Redemocratização (1985- 1998). 2023. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Relações Internacionais, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | A terceira onda democrática na década de 1980 marcou um dos períodos mais significativos para a história, dadas as suas peculiaridades em relação à transição de regime dos Estados e pela redefinição de suas políticas externas. Nesse sentido, este trabalho busca primeiramente analisar os casos de mudança de regime entre o Brasil e a Coreia do Sul, que, após longos anos de autoritarismo como a configuração de seus governos, passaram pelo processo que se denominou como “redemocratização” após 1985. Além disso, a pesquisa tem como objetivos específicos investigar de maneira comparada os dois países, para identificar padrões de redefinição e/ou continuidade com as políticas externas dos governos autoritários, bem como para apontar um paradigma de semelhança na variável independente. A variável independente (VI) do trabalho é a mudança da política externa e, para que a investigação ocasione em resultados eficientes e significativos, foram utilizados a metodologia da concordância de John Stuart Mill e o método histórico-comparativo das Ciências Sociais, para apontar a causa necessária da mudança na política externa e verificar uma similaridade entre os casos em meio as divergências que estes possuem. Foi identificado, com o auxílio de conceitos de Análise de Política Externa (APE) e de Mudança de Política Externa (MPE), que transições de regime podem levar a uma redefinição da política externa, levando em consideração o papel do líder e o seu caráter como primários para tomar as rédeas da mudança. Outras condições necessárias também possuem influência neste processo como foi observado no decorrer do trabalho, tais como: as alterações no sistema internacional, como o final da Guerra Fria; a opinião pública como um pressionador para a mudança, vide as manifestações para a democracia, além do ceticismo ao modelo econômico dos regimes autoritários, que era marcado pelas crises econômicas e falhas em sua estrutura, devido à sua ênfase nas exportações e na indústria nacional. Perante a isso, pode-se afirmar que este trabalho conseguiu contribuir com o entendimento das condições e causas que podem levar à reconfiguração da política externa dos Estados, pois mediante os mecanismos metodológicos e teóricos, foi possível traçar os parâmetros que explicaram a MPE, além de entender a razão desse fenômeno e a participação dos atores nesse processo. Concluiu-se que as disposições dos atores políticos, mormente do Chefe de Estado, são as causas primárias da probabilidade de que uma MPE ocorra, tendo outras condições em jogo como promotores secundários desse fenômeno. |
Abstract: | The third wave of democracy in the 1980s marked one of the most significant periods in history, given its peculiarities in relation to regime transitions and the redefinition of foreign policies by the States. In this context, this work aims to analyze cases of regime change between Brazil and South Korea, which, after years of authoritarianism shaping their governments, underwent the process referred to as "democratization" after 1985. The specific objectives are to comparatively examine both countries, identifying patterns of continuity or redefinition in the foreign policies of authoritarian governments and highlighting similarities in the independent variables. The independent variable (IV) in this study is the change in foreign policy. To ensure efficient and meaningful results, the methodology of agreement by John Stuart Mill and the historical-comparative method of Social Sciences have been employed to identify the necessary cause of the change in foreign policy and to verify similarities between the cases despite their divergences. With the assistance of concepts from Foreign Policy Analysis (FPA) and Foreign Policy Change (FPC), it was identified that regime transitions can lead to a redefinition of foreign policy, with the role of the leader and their character being primary factors in driving this change. Other conditions also influence this process, as observed throughout the study, including changes in the international system such as the end of the Cold War, public opinion acting as a catalyst for change through democratic movements, and skepticism towards the economic model of authoritarian regimes, marked by economic crises and flaws in their structure due to an emphasis on exports and national industry. In conclusion, this work contributes to the understanding of the conditions and causes that can lead to the Foreign Policy Change (FPC) of states. Through methodological and theoretical mechanisms, it was possible to outline the parameters explaining FPC and understand the reasons behind this phenomenon, as well as the role of actors in this process. It was concluded that the dispositions of political actors, particularly the Head of State, are the primary causes influencing the probability of FPC, with other conditions playing a secondary role as promoters of this phenomenon. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7219 |
Appears in Collections: | Relações Internacionais |
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