Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7218
Authors: Carvalho, Camile Conceição de
metadata.dc.contributor.advisor: Nascimento, Ariel Elias do
Title: A institucionalização do menor desvalido na perspectiva de Michel Foucault: 1927-1988
Keywords: menor;poder;disciplina;institucionalização;minor;power;discipline;institutionalization
Issue Date: 29-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: CARVALHO, Camile Conceição de. A institucionalização do menor desvalido na perspectiva de Michel Foucault: 1927-1988. 2023. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de História (Licenciatura), Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho, além de apresentar uma discussão teórica a respeito da institucionalização do menor, também o analisa sob a perspectiva de Michel Foucault, como instituições de acolhimento, exercem controle e gestão sobre a vida das crianças e adolescentes, com objetivo de compreender como o biopoder se manifesta mediante práticas de vigilância, disciplina e controle dos corpos. A pesquisa baseia-se na análise do Código de Menores de 1927 e do Decreto n° 968 de 15 de julho de 1976. Dessa maneira, o recorte temporal durante esse intervalo permite contextualizar as mudanças na legislação e nas práticas institucionais em resposta as transformações no período de implementação das leis. Nesse sentido, busca-se entender com o poder opera por meio de práticas disciplinares e controle das crianças e adolescentes considerados em situação irregular. Portanto, através dessa análise examinam-se as implicações das políticas de assistência a infância e adolescência, a luz do pensamento foucaultiano.
Abstract: This work, in addition to presenting a theoretical discussion regarding the institutionalization of minors, also analyzes it from the perspective of Michel Foucault, as host institutions, exercise control and management over the lives of children and adolescents, with the aim of understanding how biopower manifests itself through practices of surveillance, discipline and control of bodies. The research is based on the analysis of the 1927 Minors Code and Decree No. 968 of July 15, 1976. In this way, the time frame during this interval allows us to contextualize changes in legislation and institutional practices in response to transformations inthe period of implementation of laws. In this sense, we seek to understand how power operates through disciplinary practices and control of children and adolescents considered to be in an irregular situation. Therefore, through this analysis, the implications of child and adolescent assistance policies are examined, in the light of Foucauldian thought.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7218
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