Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7177
Authors: Ribeiro, Daiane Araújo
metadata.dc.contributor.advisor: Dourado, Benvinda Barros
Title: A escola estadual Carmênia Matos Maia: aspecto histórico e cultura escolar
Keywords: Instituição educativa;Escola;Educação;Cultura escolar
Issue Date: 28-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: RIBEIRO, Daiane Araújo. A escola estadual Carmênia Matos Maia:: aspecto histórico e cultura escolar. 2019. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de História, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2019
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a Escola Estadual Carmênia Matos Maia, localizada na cidade de Porto Nacional-TO. Apresenta como objetivo compreender o processo de institucionalização e o desenvolvimento da sua cultura escolar. Assim tomei o Projeto Político Pedagógico da escola, do ano de 2017, como a referência documental da escola. Buscando também priorizar a pesquisa no arquivo escolar da instituição e a valorização da história oral, através de relatos de pessoas que vivenciaram essa época, através de relatos e entrevistas. Essa instituição escolar que foi criada em 1989, na administração do então prefeito de Porto Nacional, Vicente Alves de Oliveira. A partir de 1991 a escola passou a ser conveniada com o Estado, iniciando a 2a fase do Ensino Fundamental de 5a e 6a séries(6o ao 9o ano). Por meio da Lei no 862, de agosto de 1996, foi transformada em Escola Estadual, e no ano seguinte, a lei municipal no 156 de 1997 autorizou a doação do bem patrimonial ao Estado do Tocantins. Percebe-se que o desenvolvimento da sua cultura escolar perpassa por vários fatores como a gestão, a formação dos professores, a relação família escola, os aspectos pedagógicos, dentre outros que no decorrer do período de 1989 a 2019, vem buscando atender o seu papel como instituição educativa.
Abstract: The object of study of this work is the Carmênia Matos Maia State School, located in the city of Porto Nacional-TO. Its objective is to understand the institutionalization process and the development of its school culture. So I took the school's Pedagogical Political Project, from 2017, as the school's documentary reference. Also seeking to prioritize research in the institution's school archive and the valorization of oral history, through reports from people who experienced that time, through reports and interviews. This school institution was created in 1989, under the administration of the then mayor of Porto Nacional, Vicente Alves de Oliveira. From 1991 onwards, the school entered into an agreement with the State, starting the 2nd phase of Elementary Education for the 5th and 6th grades (6th to 9th year). Through Law No. 862, of August 1996, it was transformed into a State School, and in the following year, municipal law No. 156 of 1997 authorized the donation of the heritage asset to the State of Tocantins. It is clear that the development of its school culture permeates several factors such as management, teacher training, the family-school relationship, pedagogical aspects, among others that, over the period from 1989 to 2019, has sought to fulfill its role as an educational institution.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7177
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