Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7131
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBessa, Kelly Cristine Fernandes de Oliveira-
dc.contributor.authorSilva, Gabriel Raimundo Nonato Rodrigues da-
dc.date.accessioned2024-11-14T09:53:15Z-
dc.date.available2024-11-14T09:53:15Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.citationSILVA, Gabriel Raimundo Nonato Rodrigues da. A construção da noção de lugar pelos sujeitos escolares dos anos finais do ensino fundamental na cidade de Araguatins, Tocantins (2022-2023).2024.85f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7131-
dc.description.abstractThis research considers the concept of place, a category for analyzing geographical space, to be important and necessary in the teaching-learning process of the geography curriculum in the final years of elementary school. From this perspective, teaching through place highlights the construction of identity and belonging to a given reality in one's life, whether private or in a group, making up, through experiences, the construction of experiences that are expressed in places. The research was carried out in the city of Araguatins, in the state of Tocantins, in three state elementary schools in the final years, with the school subjects (teachers and students), allowing us to establish an understanding of the teaching of the category of place in the geography curriculum. The general objective of this research is to analyze whether the notion of place is constructed by the schoolchildren of Araguatins from the classes of the geography curriculum component, related to the concept of place. The data collected from the interviews with the teachers and the drawings made by the students were used to analyze whether they had constructed the notion of place. The research was carried out using the qualitative method, in which the results obtained from the classification and analysis of the interviews with the geography teachers indicated that, for the most part, they work with the category of place in relation to the elements present in the reality lived by these subjects, and the drawings constructed by the students, on the object of knowledge notion of place, showed elements present in the city that presuppose the place for these subjects. On the other hand, the results showed that there are classroom teachers who do not have a degree in geography and, for this reason, find it difficult to define the concept of place, confusing it with location without symbolic elements present for the construction of a notion of place. In addition, the Araguaia River, which is an element present in the city of Araguatins, appears as one of the symbols for the construction of a notion of place by the school subjects.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectSujeitos escolares. Práticas de Ensino de Geografia. Conceito de Lugares. Noção de lugar. School subjects. Geography Teaching Practices. Places Concept. Notion of placept_BR
dc.titleA construção da noção de lugar pelos sujeitos escolares dos anos finais do ensino fundamental na cidade de Araguatins, Tocantins (2022-2023)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBrito, Eliseu Pereira de-
dc.description.resumoEsta pesquisa considera o conceito de lugar, categoria de análise do espaço geográfico, importante e necessário no processo de ensino aprendizagem do componente curricular de geografia dos anos finais do ensino fundamental. Nessa perspectiva, o ensino por meio do lugar, evidencia a construção da identidade e pertencimento a uma dada realidade da sua vida, seja particular ou em grupo, compondo, por meio das vivências, a construção de experiências que se exprimem nos lugares. Dessa forma, a pesquisa foi aplicada na cidade de Araguatins, no Tocantins, em três escolas estaduais do ensino fundamental anos finais, com os sujeitos escolares (Professores e alunos) permitiu estabelecer compreensões sobre o ensino da categoria lugar no componente curricular de geografia. O objetivo geral desta pesquisa é analisar se há construção da noção de lugar feita por parte dos sujeitos escolares de Araguatins a partir das aulas do componente curricular de geografia, relacionada ao conceito de lugar. Analisou-se, por meio dos dados coletados nas entrevistas com os professores regentes e os desenhos construídos por alunos, se houve a construção da noção de lugar construído por eles. A pesquisa foi construída por meio do método qualitativo, em que os resultados obtidos com a classificação e análise das entrevistas dos professores regentes de geografia indicaram que, em sua maioria, trabalham a categoria lugar relacionada aos elementos presentes na realidade vivida por esses sujeitos, e os desenhos construídos pelos alunos, sobre o objeto de conhecimento noção de lugar, evidenciaram elementos presentes na cidade que pressupõe o lugar para estes sujeitos. Por outro lado, os resultados mostraram que há professores regentes de sala de aula que não possuem a formação em licenciatura em geografia e, por este motivo, encontram dificuldades em definir o conceito de lugar, confundindo com localização sem elementos simbólicos presentes para a construção de uma noção de lugar. Além disso, o rio Araguaia, que é um elemento presente na cidade de Araguatins, aparece como um dos símbolos para a construção de uma noção de lugar feita pelos sujeitos escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografia - PPGGpt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel Raimundo Nonato Rodrigues da Silva - Dissertação.pdf2.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.