Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7007
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dc.contributor.advisorFerreira, Marcus Vinicius Nascimento-
dc.contributor.authorBarbosa, Luiz Fernando de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-09-27T09:53:15Z-
dc.date.available2024-09-27T09:53:15Z-
dc.date.issued2024-06-14-
dc.identifier.citationBARBOSA, Luiz Fernando de Oliveira. Adaptação e avaliação das propriedades psicométricas da versão brasileira do questionário Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM) em estudantes de graduação multirraciais/étnicos de regiões de baixa renda. 2024. 41f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7007-
dc.description.abstractIntroduction: The Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM) is a validated tool for assessing the learning environment in exclusively health-related courses. With its comprehensive features, the DREEM provides valuable insights into students' perceptions across various domains of the learning environment, ranging from social relationships to learner expectations. Objective: This study aimed to adapt and test the psychometric properties of the Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM) questionnaire for evaluating the learning environment in academic contexts beyond the health sciences, specifically among multiracial/ethnic students from low- income regions. Methodology: We conducted a methodological validity study at two research centers, one in the state of Maranhão and the other in the state of Tocantins. We administered an online version of the questionnaire to at least 386 university students in regions with Gini indices of 0.56 and 0.43. Participants were in their 1st and 2nd semesters, aged over 17, enrolled in the participating institutions, and had signed the Free and Informed Consent Form (ICF) and/or Informed Assent and Consent Term (IACT). The adapted university environment questionnaire consisted of 50 items divided into 5 domains: perception of learning, perception of teachers (modified from the original “perception of preceptors”), perception of academic outcomes, perception of the general environment, and perception of social relationships. Additionally, we applied the Brief Symptom Inventory, with 18 items (BSI-18), a tool for assessing psychological distress in 3 domains: Somatization, Depression, and Anxiety. To test reliability, we used Cronbach's alpha test, while structural validity was verified via confirmatory factor analysis in a structural equation modeling (SEM), considering values of Root Mean Square Error of Approximation (RMSEA), Standardized Root Mean Square Residual (SRMR), Comparative Fit Index (CFI), and Tucker-Lewis Index (TLI). We tested convergent validity via Spearman correlation coefficient. Results: In the reliability analysis, the adapted version of the DREEM showed acceptable internal consistency (alpha > 0.70) for all items, domains, and overall score. Our findings indicated acceptable structural coefficients (TLI = 0.751, CFI = 0.766, RMSEA = 0.055, SRMR = 0.064) for the adapted DREEM questionnaire. We also observed convergence between the DREEM and BSI-18, with a negative correlation (rho = -0.32) between the two global scores. Conclusion: The adapted version of the DREEM demonstrates acceptable psychometric properties. The online format questionnaire is a reliable and valid tool for assessing the learning environment among multiracial/ethnic university students from low-income regions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstudantes universitários. Validade e Confiabilidade. Adaptação. Ambiente de aprendizagem. Regiões de baixa renda.University students. Validity and Reliability. Adaptation. Learning environment. Low-income regions. Multiracial and Ethnicpt_BR
dc.titleAdaptação e avaliação das propriedades psicométricas da versão brasileira do questionário Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM) em estudantes de graduação multirraciais/étnicos de regiões de baixa rendapt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM) é uma ferramenta validade para avaliar o ambiente de aprendizagem em cursos exclusivamente da área da saúde. Com suas características abrangentes, o DREEM oferece informações valiosas sobre a percepção dos estudantes em diferentes domínios do ambiente de aprendizagem, desde a relações sociais às expectativas dos avaliados. Objetivo: Este estudo teve como objetivo adaptar e testar as propriedades psicométricas do questionário Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM) para avaliação do ambiente de aprendizagem em contextos acadêmicos para além das áreas das ciências da saúde, especificamente em estudantes multirraciais/étnicos de regiões de baixa renda. Metodologia: Conduzimos um estudo metodológico de validade em dois centros de pesquisa, um no estado do Maranhão e outro no estado do Tocantins. Realizamos uma única aplicação online do questionário em pelo menos 386 estudantes universitários em regiões com índice de Gini de 0,56 e 0,43. Os participantes eram do 1º ano de curso de graduação, tinham 17 anos ou mais e estavam matriculados nas instituições participantes, tendo assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e/ou Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE). O questionário adaptado de ambiente universitário, foi composto por 50 itens, dividido em 5 domínios: percepção da aprendizagem, percepção dos professores (modificada do original “percepção dos preceptores”), percepção dos resultados acadêmicos, percepção do ambiente geral e percepção das relações sociais. Adicionalmente, nós aplicamos o questionário Brief Symptom Inventory, com 18 itens (BSI-18), ferramenta para avaliação do sofrimento psicológico em 3 domínios: Somatização, Depressão e Ansiedade. Para testar a confiabilidade, utilizamos o teste alfa de Cronbach, enquanto a validade estrutural foi verificada via da análise fatorial confirmatória em uma modelagem de equações estruturais (structural equation modeling, SEM), considerando valores de Root Mean Square Error of Approximation (RMSEA), Standardized Root Mean Square Residual (SRMR), Comparative Fit Index (CFI) e Tucker-Lewis Index (TLI). Nós testamos a validade convergente via coeficiente de correlação de Spearman. Resultados: Na análise de confiabilidade, a versão adaptada do DREEM mostrou consistência interna aceitável (alfa > 0,70) para todos itens, domínios e escore global. Nossos achados indicaram coeficientes estruturais aceitáveis (TLI = 0,751, CFI = 0,766, RMSEA = 0,055, SRMR = 0,064) para o questionário DREEM adaptado. Observamos também uma convergência entre o DREEM e o BSI-18, com uma correlação negativa (rho = -0,32) entre os dois escores globais. Conclusão: A versão adaptada do DREEM apresenta propriedades psicométricas aceitáveis. O questionário no formato online é uma ferramenta confiável e válida para avaliar o ambiente de aprendizagem em estudantes universitários multirraciais/étnicos de regiões de baixa renda.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
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