Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6973
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRolim, Carmem Lucia Artioli-
dc.contributor.authorPimentel, Dinailde Alves Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-09-12T10:03:39Z-
dc.date.available2024-09-12T10:03:39Z-
dc.date.issued2024-02-09-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Dinailde Alves Rodrigues. Sala e recurso multifuncional e a prática docente: um olhar para o ensino de matemática. 2024. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6973-
dc.description.abstractThe aim of this research was to understand how teachers who teach maths to people with intellectual disabilities, in the multifunctional resource room, develop their teaching practice with a view to inclusion. The methodological process for answering the guiding question and achieving the objectives is based on a qualitative approach, using a bibliographical survey, documentary research and audio interviews. The field research was carried out in three public schools in the municipal network of Tocantinópolis -TO, which offer primary education from the 1st to the 5th grade. The participants were permanent teachers who work in the multifunctional resource rooms of these schools. The analyses indicate that teaching practice is a methodological process that has repercussions on teaching and learning. That the work carried out in the classroom should be based on the reality of each student, their experience, with a diversified methodology using concrete, playful, digital and physical materials. It also reveals that learning maths for students with intellectual disabilities is shown when the student develops the skills necessary for their learning.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectPrática docente. Inclusão. Sala de recurso. Ensino de matemática.Teaching practice. Inclusion. Resource room. Mathematics teachingpt_BR
dc.titleSala e recurso multifuncional e a prática docente: um olhar para o ensino de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSousa, Luciana Pereira de-
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou compreender como professores que ensinam matemática para pessoas com deficiência intelectual, na sala de recurso multifuncional, desenvolvem a prática docente objetivando a inclusão. O processo metodológico para responder à questão norteadora e atingir os objetivos se sustenta na abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico, pesquisa documental e entrevistas em áudio. A pesquisa de campo foi realizada em três Escolas públicas da rede municipal de Tocantinópolis -TO, que oferecem do 1º ao 5º ano do ensino fundamental Anos Iniciais. Os sujeitos participantes foram professores efetivos que trabalham nas salas de recurso multifuncional dessas Escolas. As análises indicam que a prática docente é um processo metodológico que repercute no ensino aprendizagem. Que o trabalho desenvolvido na sala de aula deve se apropriar da realidade de cada aluno, de sua vivência com uma metodologia diversificada com materiais concretos, lúdico, digitais e físicos. Revela também que a aprendizagem da matemática para os educandos com deficiência intelectual se mostra quando o aluno desenvolve habilidades necessárias para sua aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dinailde Alves Rodrigues Pimentel - Dissertação.pdf4.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.