Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6967
Authors: Silva, Leandro Gomes da
metadata.dc.contributor.advisor: Pinho, Maria José de
Title: Hôxwa: Contribuições ecoformadoras para identidade indígena Krahô da aldeia Manoel Alves Pequeno
Keywords: Educação; Pensamento Complexo; Ecoformação; Povo Krahô; Hôxwa; Education; Complex Thought; Ecoformation; Krahô People
Issue Date: 24-Jun-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: SILVA, Leandro Gomes da. Hôxwa: Contribuições ecoformadoras para identidade indígena Krahô da aldeia Manoel Alves Pequeno. 2024. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Esta Dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa Currículo, Formação de Professores e Saberes Docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Tocantins (UFT), tendo como tema, Hôxwa: Contribuições Ecoformadoras para Identidade Indígena Krahô da Aldeia Manoel Alves Pequeno. Essa aldeia integra o território indígena krahôlandia e tem a sua localização no município de Goiatins no Estado do Tocantins. O objetivo geral consiste em evidenciar as contribuições do hôxwa para a identidade indígena na Aldeia Manoel Alves Pequeno na perspectiva da ecoformação. Esse objetivo delineado foi proposto para responder a seguinte problemática: Como a atuação do (hôxwa) palhaço cerimonial contribui para a preservação da identidade da Aldeia Krahô da Aldeia Alves Pequeno e o que há de ecoformador neste processo educativo cômico ritual? De abordagem qualitativa, neste estudo lançou-se mão de uma extensa revisão bibliográfica, bem como práticas de investigação oriundas da etnografia, seguindo aportes dos seguintes autores: Bogdan e Biklen (1982); Erickson (1988); Pensamento Complexo, Moraes (1997; 2015; 2021); Morin (2001a; 2003b; 2015b); Ecoformação, Galvani (2002); Mallart (2008); Salles (2017); Souza (2022); Suanno, Torre e Suanno (2014); Torre (2008); Povo Indígena Krahô, Albuquerque (2012); Araujo (2015); Melatti (1967); Yahé (2017); Hôxwa, Abreu (2012; 2015), Lima (2010; 2016) dentre outros. As práticas etnográficas incluíram observações participativas, conversas informais e entrevistas com o hôxwa líder, o qual nos apresentou os demais membros da comunidade identificados como hôxwa, além de descrevermos os momentos de atuação do hôxwa na organização e realização da festa da batata (Jàt jõ pῖ ), evento este, principal de sua intervenção cultural da comunidade Krahô que acontece anualmente no período do verão. À luz da ecoformação, os resultados deste estudo revelam que o hôxwa desempenha um papel crucial na manutenção da identidade Krahô quando nos vimos imersos em princípios educacionais e civilizatórios distantes da educação regida pelo racionalismo científico. Este elemento cultural e educativo se manifesta através de rituais e práticas comunitárias que refletem sua essência ecoformativa quando promove a relação entre o ser humano ao meio ambiente de forma harmoniosa e sustentável. Desse modo, ao abraçarmos essa sabedoria, reconhecemos a necessidade de proteger e preservar os territórios indígenas, não apenas como uma questão de justiça ou respeito, mas também como uma responsabilidade coletiva de salvaguardar nossa religação com a natureza e, contudo, nossa própria humanidade.
Abstract: This Dissertation is linked to the Research Line Curriculum, Teacher Training and Teaching Knowledge of the Postgraduate Program in Education (PPGE), Academic Master's Degree at the Federal University of Tocantins (UFT), with the theme, Hôxwa: Eco-formative Contributions to Identity Krahô indigenous people from Aldeia Manoel Alves Pequeno. This village is part of the Krahôlandia indigenous territory and is located in the municipality of Goiatins in the State of Tocantins. The general objective is to highlight the contributions of the hôxwa to the indigenous identity in Aldeia Manoel Alves Pequeno from the perspective of eco-training. This outlined objective was proposed to answer the following problem: How does the performance of the (hôxwa) ceremonial clown contribute to the preservation of the identity of Aldeia Krahô da Aldeia Alves Pequeno and what is eco-training in this comical ritual educational process? With a qualitative approach, this study used an extensive bibliographical review, as well as research practices originating from ethnography, following contributions from the following authors: Bogdan and Biklen (1982); Erickson (1988); Complex Thinking, Moraes (1997; 2015; 2021); Morin (2001a; 2003b; 2015b); Ecoformação, Galvani (2002); Mallart (2008); Salles (2017); Souza (2022); Suanno, Torre and Suanno (2014); Torre (2008); Krahô Indigenous People, Albuquerque (2012); Araujo (2015); Melatti (1967); Yahé (2017); Hôxwa, Abreu (2012; 2015), Lima (2010; 2016) among others. The ethnographic practices included participatory observations, informal conversations and interviews with the hôxwa leader, who introduced us to the other members of the community identified as hôxwa, in addition to describing the moments of hôxwa's involvement in organizing and holding the potato festival (Jàt jõ pῖ ), this event is the main event of its cultural intervention in the Krahô community, which takes place annually in the summer. In light of the ecoformation, the results of this study reveal that hôxwa plays a crucial role in maintaining the Krahô identity when we find ourselves immersed in educational and civilizational principles far from education governed by scientific rationalism. This cultural and educational element manifests itself through rituals and community practices that reflect its eco- formative essence when it promotes the relationship between human beings and the environment in a harmonious and sustainable way. Thus, by embracing this wisdom, we recognize the need to protect and preserve indigenous territories, not only as a matter of justice or respect, but also as a collective responsibility to safeguard our reconnection with nature and yet our own humanity.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6967
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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