Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6935
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Rejane de Souza-
dc.contributor.authorSilva, Thauana Mara de Carvalho da-
dc.date.accessioned2024-08-27T10:08:32Z-
dc.date.available2024-08-27T10:08:32Z-
dc.date.issued2023-11-10-
dc.identifier.citationSILVA, Thauana Mara de Carvalho da. Você nunca mais vai ficar sozinha: autoficção e performance na escrita de Tati Bernardi.2024.92f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6935-
dc.description.abstractThis research aims to analyze Tati Bernardi's self-fictional writing and its performative bias, especially in the novel Você nunca mais vai ficar sozinha (2020). The hypothesis is that the writer blurs the boundaries between autobiography and fiction through the ambivalence of discourses that configure the work as self-fiction. In this self-fictional reconfiguration, Bernardi transgresses the boundaries between real and fiction, using other spheres of meaning to construct his performative act. In Você nunca mais vai ficar sozinha, there is the constant presence of Bernardi not only as author, but also as narrator and character, even though the book is classified as fictional literature. The analysis will be based on discussions about self- fiction, critically reflecting on the author's intratextual and extratextual figure, as she relates to the concept of performance; and the considerations about the motto of the plot that is based on the family relationship between mother and daughter. The theoretical contribution is constituted by the postulations of Lejeune (2008), Doubrovsky (2014), and Gasparini (2014) about autofictional issues; by Klinger (2006;2008), Sibilia (2016) and Azevedo (2007; 2008) regarding the figure of the author as a performative subject. With regard to the family relationship between mother and daughter, concepts by Scotti (2022) and Dalcastagné (2012), among other theorists, were examined. Thus, with an ambivalent and contradictory literary expression, we sought to situate the writer Tati Bernardi in the autofictional exercise of contemporary Brazilian literature, inserting Você nunca mais vai ficar sozinha in a new narrative perspective in relation to the autofictional context, an aspect that moves the investigation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiteratura contemporânea; Tati Bernardi; autoficção; performance; relação mãe e filha; Contemporary Literature; Tati Bernardi; self-fiction; performance; mother and daughter relationshippt_BR
dc.titleVocê nunca mais vai ficar sozinha: autoficção e performance na escrita de Tati Bernardipt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo analisar a escrita autoficcional de Tati Bernardi e o seu viés performático, principalmente no romance Você nunca mais vai ficar sozinha (2020). A hipótese é que a escritora embaralha os limites entre autobiografia e ficção através da ambivalência de discursos que configuram a obra como autoficção. Nessa reconfiguração autoficcional, Bernardi transgride as fronteiras entre real e ficcional utilizando outras esferas de significação para construir seu ato performático. Em Você nunca mais vai ficar sozinha, há a presença constante da voz de Bernardi não só como autora, mas também como narradora e personagem, ainda que a obra seja classificada como literatura ficcional. A análise será feita à luz das discussões acerca do conceito da autoficção, refletindo criticamente sobre a figura intratextual e extratextual da autora, enquanto se relaciona com o conceito de performance e das considerações sobre o mote da trama, que se baseia na relação familiar entre mãe e filha. O aporte teórico constitui-se das postulações de Lejeune (2008), Doubrovsky (2014), e Gasparini (2014) acerca das questões autoficcionais; de Klinger (2006; 2008), Sibilia (2016) e Azevedo (2007; 2008) no que tange à figura do autor enquanto sujeito performático. No tocante à relação familiar entre mãe e filha foram examinados conceitos de Scotti (2022), Dalcastagné (2012), dentre outros teóricos. Assim, com uma manifestação literária ambivalente e contraditória, buscamos situar a escritora Tati Bernardi no exercício autoficcional da literatura brasileira contemporânea, inserindo Você nunca mais vai ficar sozinha em uma nova perspectiva narrativa em relação ao contexto autoficcional, aspecto que move a investigação.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thauana Mara de Carvalho da Silva - Dissertação.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.