Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6897
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dc.contributor.advisorSilva, Jair Barbosa da-
dc.contributor.authorGregorio, Renato Jefferson Bezerra Leão-
dc.date.accessioned2024-08-02T18:55:38Z-
dc.date.available2024-08-02T18:55:38Z-
dc.date.issued2024-05-24-
dc.identifier.citationGREGORIO, Renato Jefferson Bezerra Leão. Caminhos para implementação das políticas linguísticas da escrita de sinais.2024. 157f. Tese(Doutorado em Linguística e Literatura) – Universidade Federal de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, MAceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6897-
dc.description.abstractThis research discusses the implementation of linguistic policies for sign language writing in Brazil, considering that there is no legislation that regulates sign writing for Libras. Furthermore, we intend to verify with Libras professors the possibility of adopting a single sign writing system for Libras, since there are four proposals for sign writing systems in Brazil: SignWriting (SW), Sign Language Writing System (ELiS), Sign Language Writing System (SEL) and Sign Language Visogram Writing (VisoGrafia). The general objective of the research is to problematize the implementation of linguistic policies in relation to sign language writing in Brazil. The specific objectives are the following: a) Investigate the use and dissemination of the sign language writing system, from the perspective of sign writing professors. b) Discuss the officialization and standardization of a writing system and its implications in the different Libras writing contexts. c) Propose actions for the implementation of linguistic policy regarding sign writing in Brazil. The research questions are these: 1) What are the professors’ perception of the need to officialize a writing system? 2) How are language policies on sign writing presented in official documents and linguistic research? 3) How are sign writing systems widespread in Brazil? How can actions be developed to standardize and make a single sign writing system official in Brazil? This research is a case study that analyzes the perspective of professors from universities in the five regions of Brazil. Bibliographic and documentary research will also be adopted, as it is related to the objective of this research. The PPCs and syllabi of Letters: Libras courses were analyzed. Professors from UFAM, UFSC, UFPE, UFMG and UnB were interviewed. Interviewees argue that it is necessary to adopt a single sign writing system in Brazil, and this system must be disseminated in the various social, educational and information access spaces. All informants argue that the SignWriting system should be made official as the only sign writing system in Brazil, because it is the most widespread system in Brazil and the world. Finally, we present some actions for the implementation of the SignWriting system in Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.rightsLivrept_BR
dc.subjectPolíticas Linguísticas; Planejamento e Implementação Linguística; Oficialização e Padronização de Escrita de Sinais; Libras; SignWriting; Language Policies; Linguistic Planning and Implementation; Officialization and Standardization of Sign Writing; Libras; SignWritingpt_BR
dc.titleCaminhos para implementação das políticas linguísticas da escrita de sinaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coLudwig, Carlos Roberto-
dc.description.resumoEsta pesquisa discute a implantação das políticas linguísticas da escrita de língua de sinais no Brasil, considerando que não há uma legislação que regulamente a escrita de sinais para a Libras. Além disso, pretende-se verificar, com os professores de Letras: Libras, a possibilidade de se adotar um único sistema de escrita de sinais para a Libras, uma vez que há quatro propostas de sistemas de escritas de sinais no Brasil: SignWriting (SW), Sistema de Escrita das Línguas de Sinais (ELiS), Sistema de Escrita para Línguas de Sinais (SEL) e Escrita Visogramada das Línguas de Sinais (VisoGrafia). O objetivo geral da pesquisa é problematizar a implantação das políticas linguísticas em relação à escrita de língua de sinais no Brasil. Os objetivos específicos são os seguintes: a) Investigar o uso e a difusão de sistema de escrita de língua de sinais, a partir da visão de professores de escrita de sinais. b) Discutir sobre a oficialização e padronização de um sistema de escrita e suas implicações nos diversos contextos de escrita da Libras. c) Propor ações para a implementação das políticas linguísticas no que se refere à escrita de sinais no Brasil. As perguntas da pesquisa são estas: 1) Qual a percepção dos professores sobre a necessidade de oficialização de um sistema de escrita? 2) Como são apresentadas as políticas linguísticas sobre a escrita de sinais nos documentos oficiais e pesquisas linguísticas? 3) Como são difundidos os sistemas de escritas de sinais no Brasil? Como podem ser desenvolvidas ações de padronização e oficialização de um único sistema de escrita de sinais no Brasil? Esta pesquisa é um estudo de caso que analisa a perspectiva de professores de universidades das cinco regiões do Brasil. Será adotada também a pesquisa bibliográfica e documental, visto que está relacionada com o objetivo dessa pesquisa. Foram analisados os PPCs e as ementas de cursos de Letras: Libras. Foram entrevistados professores da UFAM, UFSC, UFPE, UFMG e UnB. Os entrevistados argumentam que é necessário adotar um único sistema de escrita de sinais do Brasil, bem como este sistema deve ser difundido nos diversos espaços socias, educacionais e de acesso à informação. Todos os informantes defendem que o sistema SignWriting deve ser oficializado como único sistema de escrita de sinais no Brasil, porque se trata do sistema mais difundido no Brasil e no mundo. Por fim, apresentamos algumas ações para a implementação do sistema de escrita de sinais SignWriting no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística e Literaturapt_BR
dc.publisher.campusMaceiópt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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