Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6846
Authors: Borba, Deusmar Oliveira de
metadata.dc.contributor.advisor: Vieira, Marli Terezinha
Title: Políticas de ingresso na educação superior pública: modalidades de concorrência nos processos seletivos da UFT - Uma proposta de plataforma orientativa
Keywords: Ingresso no ensino superior. Processos seletivos. Modalidades de concorrência. Plataforma digital. Universidade. Graduation admission. Selective processes. Competition modalities. Digital platform. Universities
Issue Date: 5-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Prof. em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação
Citation: BORBA, Deusmar Oliveira de. Políticas de ingresso na educação superior pública: modalidades de concorrência nos processos seletivos da UFT - Uma proposta de plataforma orientativa. 2024. 115f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - Profnit) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Palmas, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho discorre sobre o contexto histórico das formas de acesso às universidades públicas brasileiras, até chegar nos processos seletivos de ingresso de discentes na Universidade Federal do Tocantins-UFT, Câmpus de Arraias, local de aplicabilidade da pesquisa. A problemática deste estudo foi mobilizada, inicialmente, pela atuação do pesquisador como secretário acadêmico no campus de Arraias, espaço onde acompanha-se algumas dificuldades encontradas pelos estudantes no momento de se inscreverem nas diferentes modalidades de concorrência dos processos seletivos oferecidos pela UFT, bem como alguns problemas recorrentes que eles enfrentam para efetivarem a matrícula, quando convocados. A justificativa dessa pesquisa se mostra relevante na medida em que discute as diferentes formas de entrada que a UFT oferta aos candidatos quando pleiteiam uma das vagas oferecidas pela instituição e se deparam com diversas modalidades de concorrência dentro dos processos seletivos. Este estudo se justifica ainda no intuito de ajudar os candidatos nos certames da UFT/Arraias que antecedem a seleção, e também após, ainda em fase preliminar, pois é o momento de compreender as propostas dos editais de seleção que acabam por trazer diversas informações que não são de conhecimento e convívio dos candidatos, gerando assim dúvidas sobre qual caminho decidir e se a sua real situação se enquadra nos critérios definidos nos editais. Com este estudo, pretende-se ainda facilitar a análise dos editais, pelos candidatos e auxiliá-los na tomada de decisão sobre a modalidade em que pretendem concorrer nos diferentes processos seletivos da UFT, apresentando a proposta de desenvolvimento de um produto que tenha uma linguagem mais próxima dos estudantes, tornando mais acessíveis as informações disponíveis nos editais. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como de abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza aplicada, de cunho bibliográfico, pois foi desenvolvida com base em fontes já elaboradas, a partir de referenciais teóricos publicados em meios eletrônicos e impressos, buscando aprofundar as informações e produzir novos conhecimentos. Este estudo traz, por fim, a proposta de um ambiente interativo, onde possam ser demonstradas as informações sobre os processos seletivos da UFT, destacando as modalidades de concorrência disponíveis e quais são os critérios para se concorrer em determinada modalidade
Abstract: It discusses the historical context of the forms of access to Brazilian public universities, until we get to the selection processes for students to enter the Federal University of Tocantins- UFT, Arraias Campus, where the research is applicable. The problem of this study was mobilized, initially, by the researcher's role as academic secretary on the campus of Arraias. Where we can verify some difficulties encountered when enrolling in the different competition modalities of the selection processes offered by UFT, as well as some recurrent problems they face in enrolling when summoned. The justification for this research is relevant insofar as it discusses the different forms of entry that UFT offers to candidates when they apply for one of the vacancies offered by the institution and are faced with different types of competition within the selection processes. This study is also justified in order to help candidates in the UFT/Arraias competitions that precede the selection and also after, still in the preliminary phase, as it is a time to interpret and understand the selection notices that end up bringing various information that is not are known and familiar to the candidates, thus generating doubts about which way to go and whether their real situation fits the criteria defined in the public notice. With this study, it is also intended to facilitate the analysis of the public notices, by the candidates, and to help them in the decision-making about the modality in which they intend to compete in the different selective processes of the UFT, presenting the proposal of development of a product that has a language closer to the students, making the information available in the notices more accessible. Methodologically, the research is characterized as qualitative and quantitative, of an applied nature, of a bibliographical nature, as it was developed based on already elaborated sources, from theoretical references published in electronic and printed media, seeking to deepen the information and produce new knowledge. Finally bringing a proposal for an interactive environment, where information about the selection processes of UFT can be demonstrated, highlighting the available competition modalities and what are the criteria to compete in a certain modality.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6846
Appears in Collections:Mestrado Profissional em em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - ProfNit

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