Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6835
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Luciane Silva de-
dc.contributor.authorPinheiro, Domingos Birajara Barbosa-
dc.date.accessioned2024-07-17T20:25:42Z-
dc.date.available2024-07-17T20:25:42Z-
dc.date.issued2024-07-17-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Domingos Birajara Barbosa. Inclusão do indígena e do quilombola na Universidade Federal do Tocantins, campus Miracema: desafios e perspectivas. 2023. 32f. Artigo de Graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6835-
dc.description.abstractThis article has an objective that deals with the processes of the inclusion of the indigenous people and quilombolas in the University of Tocantins Federal, Miracema Campus. Then, this is a necessity of the neighboring communities. It stands out, still, that the right to schooling is a right to assure that the independent citizens of color or race can have access and remain until they graduate. The together research of the secretary of the campus between other existing records, books, and articles, information that is fundamental so that society can have the knowledge of that process of inclusion that is an important key to decrease the existing distance between the classes. Understanding that the affirmative politicians and the manifestation for parts of the indigenous and quilombolas, between other groups of the society that broker little of the barriers. Nonetheless, many challenges are still present. The research points that those achievements are important although situations exist that need to be discussed, cited to help the student inside the university so they can conclude their courses with success, there are visits that have early challenges.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectIndígenapt_BR
dc.subjectQuilombolapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleInclusão do indígena e do quilombola na Universidade Federal do Tocantins, campus Miracema: desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo tratar do processo de inclusão dos povos indígenas e quilombolas na Universidade Federal do Tocantins, campus de Miracema, pois esta é uma necessidade das comunidades próximas. Ressalta, ainda, que o direito à escolaridade é um direito assegurado para todos os cidadãos independente de sua cor ou raça possam ter acesso e permanecer até se formar. A pesquisa buscou junto a secretaria do campus entre outros registros existentes, livros e artigos, informações que é fundamental para que a sociedade possa ter o conhecimento de que o processo de inclusão é uma chave importante para diminui a distância existentes entre as classes. Entende-se que as políticas afirmativas e as manifestações por partes dos indígenas e quilombolas, entre outros grupos da sociedade têm quebrado um pouco as barreiras, entretanto, muitos desafios ainda estão presentes. A pesquisa aponta que essas conquistas são importantes porém existem situações que precisam ser discutidas, cito como ajudar os alunos dentro da universidade para que possam concluir seus cursos com sucesso, haja vista que isso tem sido um desafio.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Domingos Birajara Barbosa Pinheiro - Artigo de graduação.pdf816.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.