Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6820
Authors: Silva, Francielly Oliveira Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor: Assis, Ingrid Pereira de
Title: Fotojornalismo em pandemias: análise comparativa da cobertura fotográfica durante a gripe espanhola e a pandemia da Covid-19 nas revistas Fon-Fon! e Veja
Keywords: Fotojornalismo;Fotografias;Semiótica;Gripe Espanhola;Covid-19;Photojournalism;Photographs;Semiotics;Spanish flu
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Francielly Oliveira Rodrigues da. Fotojornalismo em pandemias: análise comparativa da cobertura fotográfica durante a gripe espanhola e a pandemia da Covid-19 nas revistas Fon-Fon! e Veja. 2022.62f. Monografia (Graduação). Curso de Jornalismo. Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso visa construir uma análise comparativa entre as fotografias produzidas durante a Gripe Espanhola, em 1918, e a pandemia da Covid-19 em 2020, nas revistas Fon-Fon! e Veja. Apoiando-se na perspectiva teórica e metodológica da semiótica de Charles Sanders Peirce, sobre os processos de percepção e significação das imagens. Tendo ainda, como suporte, os estudos de Lúcia Santaella, uma das principais divulgadoras da semiótica e do pensamento do norte-americano. Explorou-se conceitos sobre a importância das fotografias e do fotojornalismo como agentes narrativos na construção da história. No processo de construção da análise, firmou-se a categorização das imagens, tendo como principal hipótese o apontamento das semelhanças fotográficas entre um período e outro. A partir do percurso adotado, comprovou-se a suposição de similaridade entre as fotografias, seja em um plano político-social ou apenas sob um ponto de vista visual.
Abstract: This course conclusion work aims to build a comparative analysis between the photographs produced during the Spanish flu, in 1918, and the Covid-19 pandemic in 2020, in Fon-Fon! and Veja's magazines. Relying on the theoretical and methodological perspective of Charles Sanders Peirce's semiotics, on the processes of images's perception and meaning. Still having, as support, the Lúcia Santaella's studies, one of the main disseminators of semiotics and North American thought. Concepts about the importance of photographs and photojournalism as narrative agents in the construction of history were explored. In the analysis's process of construction, the images's categorization was established, having as main hypothesis the pointing out of photographic similarities between one period and another. Based on the route adopted, the assumption of similarity between the photographs was confirmed, whether on a political-social level or just from a visual point of view.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6820
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