Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6812
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Layanna Giordana B.-
dc.contributor.authorNascimento, Maycon Gleydson Alves dos-
dc.date.accessioned2024-06-28T20:51:41Z-
dc.date.available2024-06-28T20:51:41Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Maycon Gleydson Alves do. Educação do campo: contexto e desafios das salas de aulas multisseriadas no município de Miracema do Tocantins. 2023. 37f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6812-
dc.description.abstractThis course completion work has the general objective of understanding urban graffiti art as an object of culture and a form of contemporary artistic language, and the object is in the visual representations of urban graffiti art present in the city of Palmas, Tocantins. Throughout the development of this article we seek to answer the following question: How does the manifestation of urban graffiti art occur in the city of Palmas/TO. We also highlight the considerations made about the history of graffiti as part of the hip-hop culture that emerged in the mid-1970s, but currently being a relevant form of expression of urban art. The work was carried out based on bibliographical research, with readings in books, articles, theses and dissertations on specialized sites that present the referred theme, also presenting the production of graffiti in public spaces in Palmas, capital of the state of Tocantins. It is concluded that graffiti urban art, unlike pichação, creates environments for reflection and communication, with social recognition around the life of the population.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectEducação do campo; Escola do campo; Salas multisseriadas.pt_BR
dc.titleEducação do campo: contexto e desafios das salas de aulas multisseriadas no município de Miracema do Tocantinspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de Curso tem como objetivo geral compreender a arte urbana grafite como objeto da cultura e forma de linguagem artística contemporânea, e o objeto de estudo se insere nas representações visuais da arte urbana grafite presentes na cidade de Palmas, Tocantins. Ao longo do desenvolvimento do presente artigo buscamos responder o seguinte questionamento: qual a relação entre as manifestações da arte urbana grafite e a história cultural e artística na cidade de Palmas/TO? Destacamos também as considerações realizadas sobre a história do grafite como parte da cultura hip-hop surgida em meados dos anos de 1970, mas atualmente sendo uma forma de expressão relevante da arte urbana. O trabalho foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas, com leituras em livros, artigos, teses e dissertações em sites especializados que apresentam a referida temática, sendo apresentada ainda a produção do grafite nos espaços públicos de Palmas, capital do estado do Tocantins. Conclui-se que a arte urbana grafite, diferindo da pichação cria ambientes de reflexão e comunicação, com reconhecimento social em torno da vida da população.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqEducação do campo; Escola do campo; Salas multisseriadas; Educação rural.pt_BR
dc.publisher.cursoPedagogiapt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maycon Gleydson Alves do Nascimento - Artigo de graduação.pdf635.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.