Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6809
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dc.contributor.advisorLima, Layanna Giordana Bernardo-
dc.contributor.authorMoreira, Alana Tamara Sousa-
dc.date.accessioned2024-06-28T17:29:40Z-
dc.date.available2024-06-28T17:29:40Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationMOREIRA, Alana Tamara Sousa. Pedagogia e o ensino de geografia: um estudo nas escolas no município de Miracema do Tocantins – TO. 2018. 69f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6809-
dc.description.abstractThe present research had as objective to analyze the universe of the practical classes of Geography in the initial years, as well as to observe the conjuncture of the praxis of the pedagogue as teacher of this discipline. Geography is an area of knowledge that develops practical and theoretical skills in children in the early years, which has important repercussions on their adult life as a citizen. A qualitative and field research was developed using a questionnaire technique with questions open to 9 (nine) teachers, from the municipal schools Francisco Martins Noleto and Vilmar Vasconcelos Feitosa from the city of Miracema do Tocantins - TO. Teachers list difficulties and needs arising from initial training and teaching work with geographic content in the initial years. It is known that the teaching of geography contributes to the formation of the critical citizen, but it is not enough for the teacher to work with critical contents, it is fundamental that he brings to the classroom something that will cause the students to come to reflect, to think, to reason, to participate, so that they can form their own opinions about the space where they live, this is also as important as the critical contents.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectGeografia; Pedagogia; Práxis; Didática; Professor.pt_BR
dc.titlePedagogia e o ensino de geografia: um estudo nas escolas no município de Miracema do Tocantins – TOpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar o universo das aulas práticas de Geografia nos anos iniciais, bem como, observar a conjuntura da práxis do pedagogo como professor dessa disciplina. A geografia é uma área do conhecimento que desenvolve capacidades práticas e teóricas, em crianças na faixa etária dos anos iniciais, que tem repercussões importantes na sua vida adulta enquanto cidadão. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e de campo desenvolvida através da técnica de questionário com perguntas abertas a 9 (nove) professores (as), das escolas municipais Francisco Martins Noleto e Vilmar Vasconcelos Feitosa da cidade de Miracema do Tocantins – TO. Os professores elencam dificuldades e necessidades oriundas da formação inicial e do trabalho docente com conteúdos geográficos nos anos iniciais. Sabe-se que o ensino de geografia contribui para a formação do cidadão crítico, mas não basta o professor trabalhar com conteúdos críticos é fundamental que ele leve para sala de aula algo que irá fazer com que os estudantes venham refletir, pensar, raciocinar, participar, para que possam formar suas próprias opiniões acerca do espaço onde vivem isso também é tão importante quanto os conteúdos críticos.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqA historicidade da Geografia; Ensino de Geografia; Educação; Ciências Humanas; Pesquisa.pt_BR
dc.publisher.cursoPedagogiapt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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