Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6784
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dc.contributor.advisorQuaresma, Fernando R. P.-
dc.contributor.authorSantos, Leilivan Gomes Siqueira-
dc.date.accessioned2024-05-31T10:12:35Z-
dc.date.available2024-05-31T10:12:35Z-
dc.date.issued2023-09-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Leilivan Gomes Siqueira. Água, sanitização e higiene: perspectivas para a educação em saúde em uma comunidade tradicional no norte brasileiro. 2023. 96f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6784-
dc.description.abstractHygiene is characterized as a set of actions and choices that support a healthy life, which involves individual and collective aspects - such as the adoption of self-care habits as well as access to minimum conditions of drinking water and basic sanitation. Within this perspective, the present work sought to raise what concepts education professionals from the basic education network present in an interview about Hygiene and what notion of accessibility to resources for hygiene in their school and community presented for the child hygiene of students who are part of their school. . Method: The present study is cross-sectional and descriptive in nature approved and registered with CAAE 56954116.2.0000.5516. Seven volunteers from the professional staff of a school registered in a territory recognized as a quilombola remnant participated in the study. They were interviewed about their sociodemographic information, their concepts of hygiene and their perception of the resources available to their students to adopt hygiene habits. Results: The following categories emerged from our analyses: Conceptualization of Hygiene; The importance of accessibility to resources for maintaining hygiene; Actors involved in health promotion through health education with an emphasis on personal care. In short, all interviewees reported having already been taught or talked to students at the school unit about hygiene and necessary considerations regarding the topic; Two of the seven interviewees discussed it as “difficult” to approach the topic; Two stated that the school has what is necessary to maintain hygiene in the school's surroundings and six responded that there is some insufficiency for children and adolescents to have an adequate standard of hygiene at home. Conclusion: Access to conditions that favor the adoption of hygiene practices are still insufficient in the perception of interviewees in the study community.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunidades Tradicionais. Educação em Saúde. Letramento em Saúde. Crianças e Adolescentes. Higiene. Traditional Communities. Health Education. Health Literacy. Children and teenagers. Hygienept_BR
dc.titleÁgua, sanitização e higiene: perspectivas para a educação em saúde em uma comunidade tradicional no norte brasileiropt_BR
dc.description.resumoA higiene é caracterizada como um conjunto de ações e escolhas que sustentam uma vida saudável, a qual envolve aspectos individuais e coletivos - como a adoção de hábitos de autocuidado como também o acesso a condições mínimas à água potável e saneamento básico. Dentro desta perspectiva, o presente trabalho buscou levantar quais conceitos os profissionais de educação da rede básica de ensino apresentam mediante entrevista quanto à Higiene e qual noção de acessibilidade à recursos para higienização sua escola e comunidade apresentam para a higienização infantil dos alunos que integram sua escola. Método: O presente estudo é transversal de natureza descritiva. O mesmo foi apreciado e aprovado sob parecer CAAE 56954116.2.0000.5516. Participaram do estudo sete voluntários integrantes do quadro profissional de uma escola adscrita em território reconhecido como remanescente quilombola. Estes foram entrevistados sobre suas informações sociodemográficas, conceitos que apresentam de higiene e qual a percepção acerca dos recursos disponíveis aos seus alunos para adoção de hábitos de higiene. Resultados: Emergiram das nossas análises as categorizações: Conceituação de Higiene; A Importância da acessibilidade a recursos para a manutenção da Higiene; Atores envolvidos na promoção à Saúde por meio da educação em saúde com ênfase nos cuidados pessoais .Em suma, todos os entrevistados relatam já terem ministrado ou conversado com os alunos da unidade escolar sobre higiene e consideram necessário abordar a temática; Dois dos sete entrevistados consideram “difícil” abordar a temática; Dois afirmaram que a escola tem o que é necessário para a manutenção da higiene nas imediações da escola e seis responderam que há alguma insuficiência para que as crianças e adolescentes tenham um padrão de higiene adequado em casa. Conclusão: O acesso à condições que favoreçam a adoção de práticas de higiene ainda são insuficientes na percepção dos entrevistados, na comunidade de estudo.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

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