Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6757
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dc.contributor.advisorVAS, Braz Batista.-
dc.contributor.authorFARIAS, Leiliane Borges.-
dc.date.accessioned2024-05-06T21:41:24Z-
dc.date.available2024-05-06T21:41:24Z-
dc.date.issued2024-05-06-
dc.identifier.citationFARIAS, Leiliane Borges. O USO DE MEMES NO ENSINO DE HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: uma experiência com o 9o ano da escola municipal dr. simão lutz kossobutzki, de araguaína (2018 a 2020).. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de História – Profhistória, Universidade Federal Dotocantins, Araguaína, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6757-
dc.description.abstractThis dissertation was developed from a didactic proposal of using internet memes to build critical learning. Thus, in the weaving of the readings carried out, in the discussions, exercises and production of memes, historical knowledge was mediated with the students, related to the theme of African slavery in Brazil, with the purpose of promoting the construction of an anti-racist education from the problematization of some internet memes as elements that represent a permanence of racism in contemporary times. The situations and mediation of these activities occurred in a 9th grade class at Escola Municipal Dr. Simão Lutz Kossobutzki, from Araguaína – Tocantins. All the efforts made to carry it out aimed to provide bases that would allow each student to develop a critical reflection, since man is a social being. In this sense, the theoretical foundations and exercises were applied so that they could follow a path towards the historical ideas of the students, using the methodology of action research, carrying out the necessary mediations, provoking discussions based on the use of memes with a racist theme, later the final product of this research gave students the opportunity to play a leading role in the production of memes that portray the deconstruction of racist ideas, debates, reports of critical learning so that the appropriation of the learning of the research subjects becomes visible and later the measurement of the results is carried out. results.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectEnsino de História,pt_BR
dc.subjectMemes de Internet,pt_BR
dc.subjectAprendizagem Crítica,pt_BR
dc.subjectRacismo,pt_BR
dc.subjectAntirracista,pt_BR
dc.subjectTeaching History,pt_BR
dc.subjectInternet Memes,pt_BR
dc.subjectCritical Learning,pt_BR
dc.subjectRacism,pt_BR
dc.subjectAnti-racist.pt_BR
dc.titleO uso de memes no ensino de história na construção de uma educação antirracista:pt_BR
dc.title.alternativeuma experiência como 9° ano da escola minicipal dr. simão lutz kossobutzki, de araguaína (2018 a 2020).pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação foi desenvolvida a partir de uma proposta didática de utilização de memes de internet para construção de aprendizagem crítica. Assim, no tecer das leituras realizadas, nas discussões, exercícios e produção de memes foram mediados conhecimentos históricos com os estudantes, relacionados a temática da escravidão africana no Brasil, com o propósito de fomentar a construção de uma educação antirracista a partir da problematização de alguns memes de internet enquanto elementos que representam uma permanência do racismo na contemporaneidade. As situações e a mediação dessas atividades ocorreram em uma turma de 9o ano da Escola Municipal Dr. Simão Lutz Kossobutzki, de Araguaína – Tocantins. Todos os esforços empreendidos na realização dela visaram propiciar bases que permitissem a cada aluno o desenvolvimento de uma reflexão crítica, uma vez que o homem é um ser social. Neste sentido os fundamentos teóricos e exercícios foram aplicados a fim de que percorressem um caminho com destino as ideias históricas dos discentes, utilizando a metodologia da pesquisa ação, realizando as mediações necessárias, provocando as discussões a partir do uso de memes de temática racista, posteriormente o produto final desta pesquisa a partir de uma Sequência Didática oportunizando um protagonismo aos alunos na produção de memes que retratassem a desconstrução de ideias racistas, debates, relatos de aprendizagem crítica de forma que se tornasse visível a apropriação do aprendizado dos sujeitos da pesquisa e posteriormente realizar-se a aferição dos resultados.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
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