Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6747
Authors: Carneiro, Elizângela Mendes Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Osório, Neila Barbosa
Title: Práticas educativas com pessoas idosas quilombolas na região amazônica da ilha de São Vicente em Araguatins – Tocantins
Keywords: Práticas educativas. Quilombo. Idosos. Relações Intergeracionais. Saberes. Educational practices. Quilombo. Elderly. Intergenerational relationships. Knowledge
Issue Date: 17-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: CARNEIRO, Elizângela Mendes Sousa. Práticas educativas com pessoas idosas quilombolas na região amazônica da ilha de São Vicente em Araguatins – Tocantins. 2023. 84f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Estudar as memórias em comunidades quilombolas é um caminho fértil para compreender práticas de Educação Intergeracional destas comunidades, por ser um espaço que alimenta debates transformadores, capazes de levar conhecimentos, habilidades e novos valores para o cotidiano do idoso. Investigou-se essa temática em jornada junto ao Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT) na linha Estado, Sociedade e Práticas Educativas. O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa, de base fenomenológica, que teve como objetivo geral compreender e descrever a experiência vivida por esses indivíduos, a partir de sua própria perspectiva e vivência. Essa abordagem envolveu a comunidade quilombola Ilha de São Vicente, pertencente à Amazônia legal, no município de Araguatins – Tocantins. E assim, também são fenomenológicos os três objetivos específicos desta publicação: explorar interesses por práticas educativas com pessoas em comunidades quilombolas da Amazônia Legal; revelar perspectivas de relações com pessoas idosas no município de Araguatins – Tocantins; e compreender as vivências que envolve a educação com pessoas idosas na comunidade Ilha de São Vicente. A fenomenológica permitiu identificar temas comuns, padrões de significado e perspectivas únicas das pessoas idosas quilombolas em relação à sua ligação com as práticas educativas com pessoas idosas da UMA/UFT. Na pesquisa explorou-se diferentes aspectos, com foco nas práticas educativas e nas relações intergeracionais, além de observar a relação da UMA/UFT com a comunidade quilombola, em suas práticas pedagógicas. Para tanto, foi levantada a seguinte questão norteadora: “Como a experiência vivida por pessoas idosas da UMA/UFT alcançam as pessoas idosas da comunidade quilombola Ilha de São Vicente, pertencente à Amazônia legal, no município de Araguatins - Tocantins? A Universidade da Maturidade (UMA) é um projeto que deu certo – são apresentados alguns exemplos do seu sucesso no corpo do texto). Conforme os resultados das práticas em comunidade quilombolas, há uma necessidade de implantação de um polo da UMA/UFT na cidade de Araguatins para assistir os quilombolas do município. Esse mesmo polo pode beneficiar idosos de outros três quilombos em municípios próximos, uma vez que, conforme as ações e visitas, a população demonstrou aceitação e interesse de estreitar os laços com a UMA/UFT. Através da elaboração dessa dissertação, julga-se ser possível observar a importância de promover uma sociedade inclusiva e respeitosa com as pessoas idosas, ao reconhecer seu papel fundamental na transmissão de saberes e na construção de memórias coletivas. Que esse carinhoso olhar sobre as pessoas idosas quilombolas perdure e se traduza em iniciativas concretas para a garantia de seus direitos e a promoção de uma sociedade que os acolha e respeite em sua plenitude.
Abstract: Studying the memories of quilombola communities is a fruitful way of understanding the Intergenerational Education practices of these communities, as it is a space that nurtures transformative debates, capable of bringing knowledge, skills and new values to the daily lives of the elderly. This theme was investigated on a journey with the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Tocantins (PPGE/UFT) in the State, Society and Educational Practices line. This work is a qualitative, phenomenologically-based study, the general aim of which was to understand and describe the experience lived by these individuals, from their own perspective and experience. This approach involved the Ilha de São Vicente quilombola community, which belongs to the legal Amazon, in the municipality of Araguatins - Tocantins. Thus, the three specific objectives of this publication are also phenomenological: to explore interests in educational practices with people in quilombola communities in the Legal Amazon; to reveal perspectives on relationships with older people in the municipality of Araguatins - Tocantins; and to understand the experiences involved in education with older people in the Ilha de São Vicente community. The phenomenological approach made it possible to identify common themes, patterns of meaning and unique perspectives of elderly quilombolas in relation to their connection with UMA/UFT's educational practices with the elderly. The research explored different aspects, focusing on educational practices and intergenerational relations, as well as observing the relationship between UMA/UFT and the quilombola community in its pedagogical practices. To this end, the following guiding question was raised: "How does the experience of elderly people at UMA/UFT reach elderly people in the Ilha de São Vicente quilombola community, which belongs to the legal Amazon, in the municipality of Araguatins - Tocantins? The University of Maturity (UMA) is a project that has worked - some examples of its success are presented in the body of the text). According to the results of practices in quilombola communities, there is a need to set up a UMA/UFT center in the city of Araguatins to assist quilombolas in the municipality. This same center could benefit elderly people from three other quilombos in nearby municipalities, since, according to the actions and visits, the population has shown acceptance and interest in strengthening ties with UMA/UFT. By writing this dissertation, we believe it is possible to see the importance of promoting an inclusive and respectful society for the elderly, recognizing their fundamental role in passing on knowledge and building collective memories. May this affectionate view of elderly quilombolas continue and be translated into concrete initiatives to guarantee their rights and promote a society that welcomes and respects them to the full.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6747
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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