Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6735
Authors: FRAGOSO, Dionathan Soares.
metadata.dc.contributor.advisor: CLEMENTE, Marcos Edilson de Araújo.
Title: Estradas e histórias:
Keywords: Ensino de História,;Belém-Brasília,;Guaraí,;História Oral,;History Teaching,;Oral History.
Issue Date: 3-May-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória
Citation: FRAGOSO, Dionathan Soares. Estradas e Histórias: o ensino de história e a rodovia belém- brasília nas memórias dos moradores de guaraí - to (1958-1970). 2023. 156 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História – Profhistória, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A dissertação de mestrado explora o ensino de História, com foco na construção da Belém-Brasília (1958-1960) e seus impactos no povoado Guará, entre 1958-1970. Inicialmente, ressalta-se o desafio enfrentado pelos estudantes do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres (CEMOT) em relação à História Local, o que evidenciou a necessidade de uma abordagem mais aprofundada. A pesquisa adotou como metodologia a prática da História Oral, revelando desafios e aprendizados. Nas entrevistas com moradores e acompanhadas pelos estudantes, foi destacada a importância do estabelecimento de relações sociais e de confiança. Os educandos, ao participarem ativamente, desenvolveram habilidades históricas, contribuindo para a construção de sua identidade. Enquanto, as narrativas dos moradores de Guaraí ampliaram a compreensão sobre o contexto da região antes da Belém-Brasília, evidenciando a presença de fazendas e a migração de famílias nordestinas. Testemunhas oculares, como os moradores de Guaraí, Constância Noronha Aguiar, Onildo Pereira de Souza e Izabel Dias Silva, compartilharam experiências durante a construção da rodovia, ressaltando os impactos na comunidade. A pesquisa contribui para a comunidade e enriquece o Ensino de História em Guaraí. A experiência com a História Oral destaca a importância da escuta e do estabelecimento de vínculos sociais. Desse modo, o resultado é a proposta de um paradidático de ensino para estudantes do Ensino Médio com o objetivo de transformar a pesquisa em um recurso educacional recorrente nas salas de aula, promovendo uma abordagem investigativa e valorizando as histórias locais.
Abstract: The master's thesis explores the teaching of History, focusing on the construction of Belém-Brasília (1958-1960) and its impacts on the village of Guará, between 1958- 1970. Initially, it highlights the challenge faced by students from the Oquerlina Torres High School (CEMOT) regarding Local History, which evidenced the need for a more in-depth approach. The research adopted Oral History practice as its methodology, revealing challenges and learnings. In interviews with residents, accompanied by students, the importance of establishing social and trust relationships was emphasized. The students, by actively participating, developed historical skills, contributing to the construction of their identity. Meanwhile, the narratives of Guaraí residents broadened the understanding of the region's context before Belém-Brasília, highlighting the presence of farms and the migration of northeastern families. Eyewitnesses, like the Guaraí residents Constância Noronha Aguiar, Onildo Pereira de Souza, and Izabel Dias Silva, shared experiences during the highway construction, emphasizing the impacts on the community. The research contributes to the community and enriches History Education in Guaraí. The experience with Oral History underscores the importance of listening and establishing social bonds. Thus, the result is the proposal of a teaching supplementary material for high school students aiming to transform research into a recurring educational resource in classrooms, promoting an investigative approach and valuing local histories.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6735
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIONATHAN SOARES FRAGOSO - DISSERTAÇÃO.pdf6.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.