Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6700
Authors: SILVA, Andressa da Luz.
metadata.dc.contributor.advisor: QUEIROZ, Antônia Marcia Duarte.
Title: Tecnologias na educação:
Keywords: Tecnologias educacionais,;Formação continuada,;TIC,;Educational Technologies,;Continuing Education,;ICT.
Issue Date: 15-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Andressa da Luz. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: jogos digitais como possibilidades de análise geográfica. 2023. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal Dotocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa visa identificar práticas didático-pedagógicas relacionadas ao uso de tecnologias educacionais, especificamente jogos digitais, na formação de professores. O objetivo é analisar como essas tecnologias são integradas na formação docente, proporcionando oportunidades inclusivas de ensino/aprendizagem com o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Durante o período de pesquisa foi possível a realização de levantamentos bibliográficos a partir da leitura de autores que trabalham a temática e a partir daí colocar as informações coletadas em formas de resumos e resenhas para que assim possa-se conseguir um maior arcabouço teórico, além da aplicação de questionário para levantamento de dados para identificar como as TIC estão sendo disponibilizadas e como são usadas pelos professores da educação básica e como os jogos digitais estão sendo utilizados como ferramenta didática. A partir dos resultados foi possível identificar que o uso das tecnologias educacionais não é tão presente na rotina de alguns professores, uma vez que as escolas sofrem com falta de recursos tecnológicos e de internet de qualidade, a formação continuada também é algo que deixa a desejar dentro das instituições de ensino, pois é algo muito superficial voltado apenas para a teoria podendo então investir na prática de oficinas e sugestões de como inserir as tecnologias educacionais e jogos digitais no cotidiano escolar, sendo de suma importância a inclusão de formação continuada mais elaborada unindo a teoria e prática, uma vez que a partir disso os professores consigam ampliar seus conhecimentos e trazer para sua prática pedagógica e acompanhem as mudanças que vêm ocorrendo no mundo da informação e de jogos digitais que utilizados como ferramenta de análise geográfica proporcionam uma abordagem interativa e envolvente, simulando ambientes geográficos que permitam que os estudantes explorem e compreendam conceitos de forma prática.
Abstract: The research aims to identify didactic-pedagogical practices related to the use of educational technologies, specifically digital games, in teacher training. The goal is to analyze how these technologies are integrated into teacher education, providing inclusive teaching/learning opportunities through the use of Information and Communication Technologies (ICT). During the research period, bibliographical surveys were conducted through the reading of authors who work on the subject. From there, the collected information was summarized and reviewed to build a more extensive theoretical framework. Additionally, a questionnaire was administered to gather data to identify how ICT is made available and used by teachers in basic education, as well as how digital games are employed as a didactic tool. The results revealed that the use of educational technologies is not as prevalent in the routine of some teachers. This is attributed to schools facing a lack of technological resources and quality internet. Continuous training is also lacking within educational institutions, often being superficial and focused solely on theory. It is suggested that more comprehensive ongoing training is crucial, incorporating theory and practical elements. Workshops and suggestions on how to integrate educational technologies and digital games into daily school life should be included. This becomes particularly important in bridging the gap between theory and practice, allowing teachers to expand their knowledge and adapt to the changes occurring in the world of information. Digital games, used as a tool for geographical analysis, offer an interactive and engaging approach by simulating geographical environments. This enables students to explore and understand concepts in a practical manner.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6700
Appears in Collections:Geografia

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