Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6674
Authors: Silva, Solange Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira, Fabíola Andrade
Title: Educação na velhice: os desafios na sociedade atual em duas universidades públicas do Tocantins
Keywords: Educação e envelhecimento;Educação na velhice;Pedagogia;Education and ageing;Education in old age;Pedagogy
Issue Date: 3-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Solange Sousa Silva. Educação na velhice: os desafios na sociedade atual em duas universidades públicas do Tocantins. 45 f. 2022. Monografia (Graduação) Universidade Federal Do Norte do Tocantins (UFNT), Curso De Pedagogia, Campus De Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho em questão, busca discutir a educação na velhice, frente aos desafios presentes na sociedade atual. Procura em certa medida, a partir dos instrumentos legais e normativos como o Estatuto da Pessoa Idosa e a Política Nacional do Idoso para entender como a temática é pensada no âmbito da universidade, considerando sobremaneira as experiências oriundas dos projetos vinculadas ao curso de Pedagogia de Tocantinópolis, a exemplo da – Universidade da Maturidade (2009 – 2013) e o Grupo de Apoio da Terceira Idade (2017 – 2022). Além disso intenta contribuir com a ruptura de estigmas e preconceitos acerca da velhice, que ainda associa essa fase da vida a um conjunto de doenças que levam ao declínio físico e cognitivo gerando assim a incapacidade. Metodologicamente o trabalho faz uso de uma pesquisa bibliográfica e documental, posto que precisou-se consultar os documentos basilares dos projetos de extensão acima descritos para fins de análise e sistematização dos achados. Os resultados do estudo, permitiram perceber que a temática do envelhecimento se materializa no curso de Pedagogia e no campus de Tocantinópolis, desde os idosos de 2009, fato que tem dado ao tema forte expressividade na universidade resultando numa frente ampla de pesquisa e produções teóricas ( TCCs - Trabalhos de conclusão de curso , teses, artigos e relatório de pós doutoramento), bem como em ações e projetos de diversas natureza tanto no curso de Pedagogia, quanto no curso de Educação Física. Contudo, essa pesquisa Envelhecimento no curso de Pedagogia ainda está em andamento.
Abstract: The work in question seeks to discuss education in old age, in the face of the challenges present in today's society. To a certain extent, it uses legal and normative instruments such as the and normative instruments such as the Statute of the Elderly Person and the National Elderly Policy to understand how the subject is thought of within the university, taking into account the experiences of the projects linked to the Pedagogy course in Tocantinópolis. of Tocantinópolis, such as the University of Maturity (2009 - 2013) and the Third Age Support Group (2017 - 2022). It also aims to contribute to stigmas and prejudices about old age, which still associate this phase of life with a set of diseases that lead to with a set of diseases that lead to physical and cognitive decline, thus generating disability. disability. Methodologically, the work makes use of bibliographical and documentary research. Research, since it was necessary to consult the basic documents of the extension projects extension projects described above in order to analyze and systematize the findings. The results of the study made it possible to see that the theme of ageing is in the Pedagogy course and on the Tocantinópolis campus, since the elderly of 2009, a fact that has given the subject strong expression at the university, resulting in a broad front of research and theoretical research and theoretical productions (TCCs - course completion works, theses, articles and reports). as well as in actions and projects of various kinds in both the Pedagogy and Physical Education courses. However, this research into ageing in the Pedagogy course is still ongoing.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6674
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC SOLANGE.pdf705.47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.