Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6655
Authors: Santos, Lays Jorge dos
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Adão Francisco de
Title: O uso de jogos didático-pedagógicos no ensino de Geografia: um olhar para as escolas públicas de Conceição do Araguaia (PA)
Keywords: Ensino de Geografia. Práticas Metodológicas. Jogos didático-pedagógicos. Socioconstrutivismo. Conceição do Araguaia (PA). Geography Teaching. Methodological Practices. Didactic-pedagogical games. Socioconstructivism
Issue Date: 17-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG
Citation: SANTOS, Lays Jorge dos. O uso de jogos didático-pedagógicos no ensino de Geografia: um olhar para as escolas públicas de Conceição do Araguaia (PA). 2023. 109f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2023.
metadata.dc.description.resumo: As práticas metodológicas são desafiadoras e constantes no cotidiano de alunos e professores da educação básica. A geografia como disciplina escolar possibilita diversas formas de ensino através da aproximação com o espaço vivido dos alunos. Dentre as diversas metodologias, os jogos didático-pedagógicos podem ser um importante caminho para a potencialização do ensino nas escolas, o seu caráter didático, exploratório e interacionista pode proporcionar aulas mais prazerosas e produtivas. Este trabalho tem como objetivo discutir os jogos didático-pedagógicos como um instrumento didático de ação eficaz na aprendizagem de alunos, especialmente aqueles que se situam em contextos de desigualdade socioeducacional no município de Conceição do Araguaia (PA), incluindo seus impactos na aprendizagem dos jovens em três escolas públicas do município. Além disso, também iremos analisar as desigualdades socioeducacionais do Estado do Pará e do município de Conceição do Araguaia e, por fim, temos como propósito refletir como os jogos didático-pedagógicos podem se constituir como potencial metodológico para o ensino médio durante as aulas de geografia a partir do desenvolvimento de duas ideias autorais do ensino de geografia. Por acreditar que os jogos didático-pedagógicos possuem a interação como principal característica, nos aproximamos de bases teórico-metodológicas socioconstrutivistas. Diante da complexidade, foi possível abordar o fenômeno através de revisão de literatura, observação participante, diário de campo e coleta de dados numéricos dos indicadores educacionais e sociais. Os jogos didático-pedagógicos possibilitam um ensino mais dinâmico e envolvente, sendo um potente instrumento em sala de aula na mediação do processo de ensino-aprendizagem entre alunos e professores.
Abstract: Methodological practices are challenging and constant in the daily lives of students and teachers in basic education. Geography as a school subject enables various forms of teaching through the approximation with the students' lived space. Among the various methodologies, didactic-pedagogical games can be an important way to enhance teaching in schools, their didactic, exploratory and interactionist character can provide more pleasurable and productive classes. This article aims to discuss didactic-pedagogical games as a didactic instrument of effective action in the learning of students, especially those who are located in contexts of socio-educational inequality in the municipality of Conceição do Araguaia (PA), including their impacts on the learning of young people in three public schools in the municipality. In addition, we will also analyze the socio-educational inequalities of the Pará State and the municipality of Conceição do Araguaia and, finally, we intend to reflect on how didactic- pedagogical games can constitute as a methodological potential for high school during geography classes from the development of two authorial ideas of geography teaching. Believing that didactic-pedagogical games have interaction as their main characteristic, we approach socioconstructivist theoretical-methodological bases. Given the complexity, it was possible to approach the phenomenon through literature review, participant observation, field diary and numerical data collection of educational and social indicators. Didactic-pedagogical games enable a more dynamic and engaging teaching, being a powerful instrument in the classroom in mediating the teaching-learning process between students and teachers.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6655
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lays Jorge dos Santos - Dissertação.pdf4.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.