Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6642
Authors: Oliveira, Matheus Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor: Soares, Paulo Sérgio Gomes
Title: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (Edital 2020-2022) EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19 NA ETI PADRE JOSIMO MORAES TAVARES – PALMAS/TO
Keywords: Ensino de Filosofia
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: OLIVEIRA, Matheus Gonçalves. Uma experiência docente no programa residência pedagógica... 2023. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Filosofia, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso procurou descrever e contextualizar a prática docente planejada e acompanhada durante o período de atuação no Programa Residência Pedagógica, na ETI Padre Josimo Moraes Tavares, no período de novembro de 2020 a abril de 2022, bem como registrar o momento histórico sombrio vivenciado durante a pandemia da Covid-19, que interferiu drasticamente na educação das crianças e adolescentes, sobretudo devido à exclusão digital. O principal objetivo do trabalho é apresentar uma proposta metodológica alternativa para o Ensino de Filosofia para Crianças com base em uma fertilização entre o letramento filosófico, pensado a partir do conceito de letramento (SOARES, 2009), e a metodologia descrita por Gallo (2012) para a oficina de conceitos, até então, direcionada para o Ensino Médio. Procuramos descrever o processo de ensino e aprendizagem a partir das aulas ministradas nas turmas do 7° e 9° anos pelo professor preceptor para exemplificar e ilustrar a prática docente, com foco nessa fertilização, cuja metodologia propõe um processo de letramento filosófico para crianças com a utilização de contos, poemas, histórias etc., conforme as especificidades e respeito à infância. Não foi possível fazer qualquer experimentação empírica acerca da proposta, já que o período pandêmico foi marcado pela virtualização das atividades escolares e exigiu demais dos professores, mas foi construída com base em observação participante e em estudos de referenciais bibliográficos que sustentam a proposta. Além da proposta metodológica, a experiência gerou como produtos um artigo científico publicado em revista especializada e apresentações em eventos.
Abstract: This Course Completion Work sought to describe and contextualize the teaching practice planned and monitored during the period of work in the Pedagogical Residency Program, at ETI Padre Josimo Moraes Tavares, from November 2020 to April 2022, as well as recording the historical moment dark experience experienced during the Covid-19 pandemic, which drastically interfered with the education of children and adolescents, especially due to digital exclusion. The main objective of the work is to present an alternative methodological proposal for Teaching Philosophy to Children based on a fertilization between philosophical literacy, thought from the concept of literacy (SOARES, 2009), and the methodology described by Gallo (2012) for the concepts workshop, until then, aimed at high school. We seek to describe the teaching and learning process based on classes taught in the 7th and 9th year classes by the preceptor teacher to exemplify and illustrate the teaching practice, with a focus on this fertilization, whose methodology proposes a philosophical literacy process for children with use of stories, poems, stories, etc., according to specificities and respect for childhood. It was not possible to carry out any empirical experimentation on the proposal, since the pandemic period was marked by the virtualization of school activities and demanded too much from teachers, but it was built based on participant observation and studies of bibliographic references that support the proposal. In addition to the methodological proposal, the experience generated a scientific article published in a specialized magazine and presentations at events.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6642
Appears in Collections:Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Matheus Gonçalves Oliveira.pdf1.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.