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http://hdl.handle.net/11612/6635
Authors: | Silva, Sorlei Silva e |
metadata.dc.contributor.advisor: | Santos, Leidiene Ferreira |
Title: | Conteúdos relacionados ao enfrentamento da violência e violência infantil na formação de professores de educação física no Brasil |
Keywords: | Violência. Abuso Infantil. Currículo. Educação Física. Formação Acadêmica. Violence. Child Abuse. Curriculum. Physical Education. Academic Education |
Issue Date: | 14-Aug-2023 |
Citation: | SILVA, Sorlei Silva e. Conteúdos relacionados ao enfrentamento da violência e violência infantil na formação de professores de educação física no Brasil. 2023. 60f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | A violência infantil alcança números alarmantes e configura-se em problema social e de saúde mundial. Nesse cenário, destaca-se a importância de os profissionais de saúde estarem preparados para identificarem e atuarem nos casos de violência, bem como implementarem ações para sua prevenção. Objetivo: Identificar se as temáticas “violência” e “violência contra crianças” são abordadas nos currículos dos cursos de graduação em Educação Física no Brasil. Método: Trata-se de uma pesquisa documental, de corte transversal e descritivo, norteada pelos pressupostos Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology, na qual foram analisadas matrizes curriculares e ementários de cursos de graduação em licenciatura em Educação Física no Brasil, a análise dos dados foi realizada por meio de leitura atenciosa e cuidadosa dos materiais coletados, visando extrair deles as informações, organizando-as e interpretando-as segundo os objetivos proposto nesta pesquisa. Resultados: Cento e oitenta e dois cursos foram incluídos como amostra para essa pesquisa. A maioria dos cursos é ofertada na região Nordeste. Dois cursos, um presencial e outro à distância, ofertados pela mesma IES, localizados na região Sul, abordaram a temática violência no título de uma disciplina da matriz curricular, a saber, “Educação física e prevenção de violências”. Menos da metade contemplava a temática violência em suas ementas e somente dois abordaram especificamente o abuso infantil, quarenta e três ementas contemplavam a temática violência, sendo a maioria ofertada em cursos localizados na região Nordeste e em disciplinas do tipo obrigatória. Dessas, dois abordavam especificamente a violência contra crianças. Conclusão: Conclui-se que a temática violência não está presente na maioria dos ementários das disciplinas dos cursos de licenciatura em EF. Ao se reportar especificamente à criança, há ausência deste conteúdo em quase totalidade dos ementários. Assim, conclui-se que há fragilidades na abordagem de conteúdos relacionados ao enfrentamento da violência infantil na formação dos professores de EF |
Abstract: | Child violence reaches alarming numbers and constitutes a social and global health problem. In this scenario, the importance of healthcare professionals being prepared to identify and address cases of violence, as well as implement preventive actions, is emphasized. Objective: To identify whether the themes of "violence" and "violence against children" are addressed in the curricula of undergraduate Physical Education courses in Brazil. Method: This is a documental research, of cross-sectional and descriptive nature, guided by the Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) principles. Matrices and course syllabi of undergraduate Physical Education courses in Brazil were analyzed. Data analysis was performed through careful reading and examination of the collected materials, aiming to extract information and organize and interpret it according to the objectives of this research. Results: One hundred and eighty-two courses were included as a sample for this research. The majority of the courses are offered in the Northeast region of Brazil. Two courses, one on-site and one distance learning, offered by the same institution of higher education in the South region, addressed the theme of violence in the title of a curriculum discipline, namely, "Physical education and prevention of violence." Less than half of the courses covered the theme of violence in their syllabi, and only two specifically addressed child abuse. Forty-three syllabi included the theme of violence, with the majority being offered in courses located in the Northeast region and categorized as mandatory disciplines. Among these, only two specifically addressed violence against children. Conclusion: It is concluded that the theme of violence is not present in most of the syllabi of Physical Education courses. Specifically, in regards to violence against children, this content is rarely addressed in the syllabi. Thus, there are weaknesses in the approach to content related to the confrontation of child violence in the training of Physical Education teachers. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/6635 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde |
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