Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6624
Authors: Ferreira, Ayrana Gomes
metadata.dc.contributor.advisor: Coelho, George Leonardo Seabra
Title: Disseminação do discurso de ódio em plataformas digitais: análise netnográfica da gordofobia
Keywords: Gordofobia;Discurso de ódio;Cultura digital;Ensino de História;Fatphobia;Hate speech;Digital culture;History teaching
Issue Date: 6-Mar-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: FERREIRA, Ayrana Gomes. Disseminação do discurso de ódio em plataformas digitais: análise netnográfica da gordofobia. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de História, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2024.
metadata.dc.description.resumo: A crescente influência das mídias digitais em nossas vidas coloca as questões cotidianas no centro dos discursos online, dessa forma, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar uma análise do discurso de ódio utilizando como metodologia a netnografia, afim de mapear as dinâmicas nos processos de comunicação entre os seguidores e não seguidores das plataformas digitais analisando os padrões de comportamento dos usuários envolvidos nesse discurso, identificando estratégias adotadas e entendendo o impacto sobre a inclusão das vítimas. Utilizando uma abordagem netnográfica, foram observadas interações online, como comentários, postagens e discussões em fóruns específicos, buscando compreender a dinâmica social e cultural que alimenta a gordofobia digital. A pesquisa também investigou as políticas de moderação das plataformas e seu papel na contenção desse discurso prejudicial, bem como analisou o equilíbrio entre a liberdade de expressão e a segurança online. Os resultados obtidos demonstram a presença ubíqua das mídias digitais em nossa vida cotidiana e sua influência na amplificação de questões rotineiras, incluindo o discurso de ódio. Observamos que a utilização da netnografia na pesquisa científica é uma ferramenta valiosa para a compreensão dessa problemática. Além disso, este estudo destaca que o debate sobre o discurso de ódio não está confinado apenas ao campo jurídico, mas também é uma questão relevante na historiografia, mostrando caminhos para que tais temas sejam esmiuçados em sala de aula de acordo com Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Abstract: The growing influence of digital media in our lives puts everyday issues at the center of online discourse, so this work was developed with the aim of presenting an analysis of hate speech using netnography as a methodology, in order to map the dynamics in the communication processes between followers and non-followers of digital platforms, analyzing the behavior patterns of users involved in this discourse, identifying strategies adopted and understanding the impact on the inclusion of victims. Using a netnographic approach, online interactions were observed, such as comments, posts and discussions in specific forums, seeking to understand the social and cultural dynamics that fuel digital fatphobia. The research also investigated the platforms' moderation policies and their role in containing this harmful discourse, as well as analyzing the balance between freedom of expression and online safety. The results obtained demonstrate the ubiquitous presence of digital media in our daily lives and their influence in amplifying routine issues, including hate speech. We observed that the use of netnography in scientific research is a valuable tool for understanding this issue. In addition, this study highlights that the debate on hate speech is not confined to the legal field alone, but is also a relevant issue in historiography, showing ways in which such issues can be scrutinized in the classroom in accordance with the Common National Curriculum Base (BNCC).
URI: http://hdl.handle.net/11612/6624
Appears in Collections:História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ayrana Gomes Ferreira - História.pdf4.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.