Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6619
Authors: Silva, Laís Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor: Bernardes, Carliene Freitas da Silva
Title: O exercício da parentalidade, o nível de ansiedade e a prática de atividade física em mães universitárias
Keywords: Ansiedade;Atividade Física;Educação Superior;Maternidades;Parentalidade;Anxiety;Physical Activity;College Education;Maternity;Parenting
Issue Date: 28-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Laís Barbosa Silva. O exercício da parentalidade, o nível de ansiedade e a prática de atividade física em mães universitárias. 33 f. 2023. Artigo (Graduação) - Curso de Educação Física, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Tocantinópolis - TO.
metadata.dc.description.resumo: O estudo objetivou investigar se as experiências da parentalidade geram ansiedade em mães universitárias, e se em função do tempo dedicado à parentalidade, elas praticam menos atividade física. Para responder os objetivos realizou-se pesquisa de campo, de natureza quali-quantitativa com objetivos exploratórios e descritivos. Utilizou-se a entrevista focalizada com questões sociodemográficas e sobre o exercício da parentalidade; Inventário de Ansiedade de Beck (BAI); Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). Participaram da pesquisa quatro mães estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física com idades entre 21 a 43 anos, negras, com filhos de 0 a 18 anos, em configuração heteroparental e monoparental. Todas possuem rede de apoio (familiares) para cursarem o Ensino Superior. Três delas apresentam grau de ansiedade leve e todas praticam atividade física ligada aos afazeres domésticos e de cuidado com os filhos. Conclui-se que, em função da maior carga de parentalidade, vivenciam mais ansiedade e praticam menos atividade física.
Abstract: The study aimed to investigate whether parenting experiences generate anxiety in university mothers, and whether, due to the time dedicated to parenting, they practice less physical activity. To answer the objectives, field research was carried out, of a qualitative and quantitative nature with exploratory and descriptive objectives. A focused interview was used with sociodemographic questions and the exercise of parenthood; Beck Anxiety Inventory (BAI); International Physical Activity Questionnaire (IPAQ). Four mothers who were students of the Degree in Physical Education, aged between 21 and 43 years old, black, with children aged 0 to 18, in a heteroparental and single-parent configuration, participated in the research. They all have a support network (family) to pursue higher education. Three of them have a mild degree of anxiety and all practice physical activity related to household chores and childcare. It is concluded that, due to the greater burden of parenting, they experience more anxiety and practice less physical activity.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6619
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