Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6618
Authors: Brito, Josivânia Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Araújo, Gustavo Cunha de
Title: Práticas pedagógicas em arte com crianças numa Escola do Campo: um estudo de caso no Povoado Folha Grossa - TO
Keywords: Educação do Campo;Classe Multisseriada;Artes;Formação de Professores;Rural Education;Multisseries Class;Arts;Teacher Training
Issue Date: 28-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Josivânia Ferreira Brito. Práticas pedagógicas em arte com crianças numa Escola do Campo: um estudo de caso no Povoado Folha Grossa - TO. 73 f. 2018. Monografia (Graduação) Universidade Federal Do Norte do Tocantins (UFNT), Curso De Pedagogia, Campus De Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: Apresenta como principal objetivo identificar como se desenvolve a(s) prática(s) pedagógica(s) do professor de arte na turma do 1o ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Manoel de Sousa Lima no Povoado Folha Grossa, Tocantinópolis-TO. Como específicos, destaco: analisar como ocorre o ensino de arte na turma do 1o ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Manoel de Sousa Lima no Povoado Folha Grossa/Tocantins; refletir as atividades teóricas e práticas desenvolvidas pelos alunos na disciplina de arte na escola do campo; verificar quais metodologias são utilizadas pelo professor nas aulas de arte; compreender como a arte é concebida pelo professor da disciplina e PPP da escola. Como procedimentos metodológicos a pesquisa teve abordagem qualitativa de característica estudo de caso. Os dados coletados na investigação foram gerados a partir de entrevistas semiestruturadas com o professor da turma pesquisada e por meio das observações diretas das aulas de Arte dessa mesma turma. Dentre alguns resultados, constatei na pesquisa que os alunos do 1° ano tiveram dificuldade de acompanhar o professor na maioria das atividades desenvolvidas com as crianças, por se tratar de alunos que estão começando a se alfabetizar os conteúdos expostos poderiam ser mais trabalhados para o ano de ensino, pois na maioria das vezes apenas o ano seguinte da turma em observação que conseguia acompanhar e compreender o conteúdo. O ensino multisseriado é um grande desafio para os educadores nesta área, pois precisam educar crianças de diferentes níveis de ensino e de idade. Como consta esta pesquisa, o educador faz com que os seus alunos compreendam o mesmo assunto, buscando dar relevância para as faixas etárias diferentes das crianças. Os progressos e dificuldades em uma sala tem que ser avaliadas para que se possa repensar sua metodologia abordada. Para tanto é necessário a este ensino de classes multisseriadas que as políticas de formação venham a ser ampliadas para que se conceda uma educação superior para os educadores do Campo, de forma a garantir um trabalho diplomado para quem já atua no Campo ou para também aqueles que pertencem ao Campo e querem atuar nesse espaço. Além disso, as práticas pedagógicas com a turma pesquisada são desenvolvidas por meio da pintura, escultura, sistematização de texto e aulas práticas, onde o educador procura repassar a seus alunos de uma maneira apenas não propondo outra estratégia de ensino caso algum aluno não conseguiu concluir a metodologia utilizada.
Abstract: It presents as main objective to identify how the pedagogical practice (s) of the art teacher is developed in the 1st grade class of the Elementary School of the Manoel de Sousa Lima Municipal School in the Folha Grossa Village, Tocantinópolis-TO. As specific, I highlight: to analyze how art teaching occurs in the 1st grade class of Elementary School of the Manoel de Sousa Lima Municipal School in the Folha Grossa/Tocantins; to reflect the theoretical and practical activities developed by students in the field of art in the rural school; check which methodologies are used by the teacher in art classes; understand how art is designed by the school's discipline teacher and political pedagogical project. As methodological procedures the research had qualitative approach of characteristic case study. The data collected in the research were generated from semistructured interviews with the teacher of the studied class and through the direct observations of the classes of Art of that same class. Among some results, I found in the research that the 1st year students had difficulty accompanying the teacher in most of the activities developed with the children, because they are students who are starting to become literate the contents exposed could be more worked for the year since most of the time only the following year of the observation group was able to follow and understand the content. Multiservice education is a great challenge for educators in this area, as they need to educate children of different levels of education and age. As this research shows, the educator makes his students understand the same subject, seeking to give relevance to the different age groups of the children. The progress and difficulties in a room must be evaluated in order to rethink its methodology. For this, it is necessary for this teaching of multiseriado classes that the policies of formation will be extended so that a higher education for the educators of the countryside is granted, so as to guarantee a qualified work for those who already work in the Field or for those who belong to the countryside and want to act in that space. In addition, the pedagogical practices with the researched class are developed through painting, sculpture, text systematization and practical classes, where the educator seeks to pass on to his students in a way only proposing no other teaching strategy if some student has not been able to conclude the methodology used.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6618
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Josivânia.pdf1.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.