Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6612
Authors: Valadares, Denise Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor: Meira, Janeisi de Lima
Title: O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM): contribuições na formação inicial de professores
Keywords: Laboratório de Ensino de Matemática.;Formação de professores.;Jogos.
Issue Date: 31-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: VALADARES, Denise Cardoso. O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM): contribuições na formação inicial de professores. 47 f. Monografia de Graduação - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias-TO, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a importância do uso do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na formação de professores. O uso do referido Laboratório proporciona uma melhor aprendizagem de conceitos e teoremas matemáticos através da utilização de materiais manipuláveis, além de ser um espaço de troca de experiências entre professores e alunos. Para a realização da pesquisa foram aplicados questionários com 08 acadêmicos do curso de matemática, gerando dados que foram submetidos a uma análise qualitativa. A pesquisa foi fundamental para esclarecer os conceitos ou teorias que vocês consideraram desses trabalhos citados. Por fim, os resultados indicaram que alguns alunos não sabiam que existia o LEM, mas o reconheceram como recurso pedagógico, facilitador no ensino-aprendizagem e na compreensão dos conteúdos matemáticos. Também reivindicam mais acesso e melhor organização e ampliação do laboratório.
Abstract: The present work aimed to analyze the importance and use of the Mathematics Teaching Laboratory (LEM) in the training of teachers and games. The use of the aforementioned Laboratory provides a better learning of mathematical concepts and theorems through the use of manipulative materials, in addition to being a space for exchanging experiences between teachers and students. To carry out the research, questionnaires were applied to 08 students from the mathematics course, generating data that were submitted to a qualitative analysis. The research was based on studies by Lorenzato (2006), Fiorentini and Miorim (1990, p. 2) and Miguel and Miorim (2004) and others. Finally, the results indicated that some students did not know that LEM existed, but recognized it as a pedagogical resource, a facilitator in teaching learning and in the understanding of mathematical content. They also demand more access and better organization and expansion of the laboratory.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6612
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Matemática - Denise Cardoso Valadares.pdf414.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.