Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6588
Authors: Costa, Bruno Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Adriano Lopes de
Title: Uma experiência pedagógica com brincadeiras tradicionais nas aulas de educação física em uma Escola Pública de Tocantinópolis – TO
Keywords: Educação Física escolar;Ensino Fundamental;Brincadeiras;School physical education;Elementary School;Jokes
Issue Date: 20-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Bruno Rodrigues Costa. Uma experiência pedagógica com brincadeiras tradicionais nas aulas de educação física em uma Escola Pública de Tocantinópolis – TO. 24 f. 2023. Artigo (Graduação) - Curso de Educação Física, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Tocantinópolis - TO.
metadata.dc.description.resumo: O estudo tem como objetivo relatar uma experiência pedagógica com as brincadeiras tradicionais na disciplina de Educação Física, em uma escola do município de Tocantinópolis – TO. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter interventiva, com 36 estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental. Como técnicas de registro em campo utilizou-se a observação participante e a composição de diários. A intervenção pedagógica foi estruturada em 5 (cinco) aulas, que abrangeu exposição de vídeos, roda de conversa, pesquisa para casa junto aos familiares, produção de desenhos temáticos e vivências de algumas das brincadeiras tradicionais. A análise qualitativa das informações produzidas em campo, permitiu a compreensão de que embora algumas brincadeiras não componham mais a rotina da comunidade tocantinopolina, elas povoam o imaginário social, e trazem à tona aspectos do cotidiano que podem se configurar como importantes ferramentas de (re)conhecimento da memória local.
Abstract: The study in question aims to report a pedagogical experience with traditional games in the Physical Education discipline, in a school in the city of Tocantinópolis – TO. To this end, an interventional field research was carried out with 36 students in the 9th year of Elementary School. Participant observation and the composition of diaries were used as field recording techniques. The pedagogical intervention was structured in 5 (five) classes, which included video exhibitions, conversation circles, home research with family members, production of themed drawings and experiences of some traditional games. The qualitative analysis of the information produced in the field allowed us to understand that although some games no longer make up the routine of the Tocantinopolina community, they populate the social imagination and bring to light aspects of everyday life that can be configured as important tools of (re) knowledge of local memory.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6588
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Bruno revisado 14-11-2023 finalizado.pdf765.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.