Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6586
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Eudes Antônio da-
dc.contributor.authorRodrigues, Cleyton Ranis Sancha-
dc.date.accessioned2024-02-20T12:52:08Z-
dc.date.available2024-02-20T12:52:08Z-
dc.date.issued2023-07-03-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Cleyton Ranis Sancha. O sudoku como ferramenta para desenvolvimento do raciocínio e lógica matematica. 2023. 48 f. Monografia (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias-To, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6586-
dc.description.abstractThe objective of this work was to investigate the reasoning of the students through the performance in the Sudoku hobby, and to show techniques for its development, thus making the process of solving the hobby more efficient, providing an interest in the hobby and helping them to have a more efficient reasoning. logic in the face of problems encountered in math activities. The approach used was qualitative, as a theoretical foundation by authors such as Godinho (2008), Macedo (2011) and Teles (2018). The responses to the questionnaire applied after a workshop named come play Sudoku with students from the Federal University of Tocantins and the Colégio de Tempo Integral Joana Batista Cordeiro, in Arraias-TO, in which participants were presented with the Sudoku pastime and the rules to observe the logical reasoning and later with the resolution techniques. The same development in solving the higher level pastime, the work investigates that the results obtained with Sudoku pastime demonstrate that it can be used as a tool in the teaching-learning process; moreover, it awakens interest in mathematics, in addition to contributing to students’ attention, concentration and reasoning. It was also observed that students dispersed easily and showed little concentration and reasoning when they were introduced to the pastime without the rules and techniques, but after understanding them, they took a liking and interest in Sudoku, and thus it is expected that it will be a source of support. so that mathematics teachers can use Sudoku in their didactic teaching-learning activitiespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectRaciocínio lógicopt_BR
dc.subjectSudokupt_BR
dc.titleO sudoku como ferramenta para desenvolvimento do raciocínio e lógica matemáticapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi investigar o desempenho dos discentes por meio da resolução no passatempo Sudoku, e apresentamos técnicas para desenvolvimento do mesmo, tornando assim o processo de resolução do passatempo mais eficiente, proporcionando um interesse pelo passatempo e ajudando os mesmos a ter um raciocínio lógico diante dos problemas encontrados em atividades de matemática. A abordagem utilizada foi a qualitativa, como fundamentação teórica em autores como Godinho (2008), Macedo (2011) e Teles (2018). Foram analisados as respostas ao questionário aplicado após uma oficina com o nome venha jogar Sudoku com os discentes da Universidade Federal do Tocantins e do Colégio de Tempo Integral Joana Batista Cordeiro, em Arraias-TO, no qual foram apresentados aos participantes o passatempo Sudoku e as regras para observar o raciocínio lógico e posteriormente com a técnicas de resolução. O mesmo desenvolvimento na resolução do passatempo de nível superior, o trabalho investiga que os resultados obtidos com passatempo Sudoku demostra que o mesmo possa ser utilizado como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem; ademais, desperta o interesse pela matemática, além de contribuir na atenção, concentração e raciocínio dos discentes. Ainda foi observado, que os estudantes dispersam com facilidade e demostraram pouca concentração e raciocínio ao serem apresentados ao passatempo sem as regras e técnicas, mas depois de compreende-las tomaram gosto e interesse pelo Sudoku, e assim espera-se que seja fonte de apoio para que professores de matemática possam utilizar o Sudoku em suas atividades didáticas de ensino-aprendizagempt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Matemática - Cleyton Ranis Sancha Rodrigues.pdf3.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.