Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6563
Authors: ALENCAR, Rodrigo Lopes
metadata.dc.contributor.advisor: CAIXETA, Vera Lúcia
Title: “Des-Mair-Ização” da Aprendizagem: O Ensino de História no 2º Ano do Ensino Médio da Escola Indígena Estadual Tapi’itawa em Confresa-MT.
Keywords: Ensino de História;Educação Indígena;Povo Tapirapé;Teaching of History;Indigenous Education;Tapirapé people.
Issue Date: 10-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória
Citation: ALENCAR, Rodrigo Lopes. “Des-Mair-Ização” da Aprendizagem: O Ensino de História no 2º Ano do Ensino Médio da Escola Indígena Estadual Tapi’itawa em Confresa-MT. 104 f. Dissertação (Mestrado profissional) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), insere-se na linha de pesquisa saberes históricos no espaço escolar, discutindo os métodos de ensino e aprendizagem nas aulas de História do povo Indígena do Povo Tapirapé. Apresenta um estudo etnográfico sobre as aulas de História do 2º ano do Ensino Médio da Escola Indígena Estadual Tapi’itawa, do município de Confresa-MT. Busca-se compreender como os Tapirapés se apropriam dos saberes, da cultura e dos conhecimentos dos anciões no sentido trazer a vivência do povo Tapirapé para as aulas de História, inserindo-a ao ambiente escolar, sobretudo à área de conhecimento focalizada, de modo a elaborar reflexões e inseri-las no cotidiano da comunidade. A pesquisa utilizou aportes teóricos do campo da análise da educação crítica e da educação como rompimento ao modelo de ensino tradicional. Os resultados dão conta de que os saberes históricos construídos por estudantes em diferentes espaços da comunidade indígena estão ligados à perspectiva da descolonização dos saberes tradicionais, principalmente daqueles indicados pelos órgãos oficiais de governo.
Abstract: This master dissertation, developed within the scope of the Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), is part of the research line named historical knowledge in the school space, discussing the teaching and learning methods in History classes of the Indigenous People of Tapirapé. It presents an ethnographic study on the History classes of the 2nd year of High School at the Escola Indígena Estadual Tapi’itawa, in the municipality of Confresa-MT. It seeks to understand how the Tapirapés appropriate the knowledge, culture and knowledge of the elders in order to bring the experience of the Tapirapé people to History classes, inserting it into the school environment, especially in the focused area of knowledge, in order to elaborate reflections and insert them in the daily life of the community. The research used theoretical contributions from the field of critical education analysis and education as a break with the traditional teaching model. The results show that the historical knowledge built by students in different spaces of the indigenous community is linked to the perspective of the decolonization of traditional knowledge, especially those indicated by official government agencies.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6563
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