Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6562
Authors: SOUSA, Priscila Cabral de
metadata.dc.contributor.advisor: CAIXETA, Vera Lúcia
Title: Memórias e Narrativas Biográficas de Mulheres de Balsas - MA: Estratégias para o Ensino de História
Keywords: Ensino de História;Mulheres de Balsas;Biografias;Aprendizagem Histórica;Memória e narrativas de vida;History Teaching;Women from Balsas;Biographies;Historical Learning;Memory and life narratives
Issue Date: 5-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória
Citation: SOUSA, Priscila Cabral de. Memórias e Narrativas Biográficas de Mulheres de Balsas - MA: Estratégias para o Ensino de História . 128 f. Dissertação (Mestrado profissional) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo combater a lógica androcêntrica que pauta o ensino de história e abordar os seus conteúdos a partir do presente e do local. Para tanto, a ênfase na História das Mulheres, tendo narrativas biográficas femininas como ponto de partida, fez-se fundamental. Observações realizadas no ambiente escolar demonstraram que no ensino fundamental o Ensino de História ainda é marcado pela primazia do masculino, do passado e do mundial. Reflexões feitas acerca desse cenário demonstraram que as mulheres são figuras secundárias nos eventos históricos, nos livros didáticos e em muitos momentos no meio social. Logo, atribuir às mulheres seu papel de direito – de sujeitas da história – exige reconhecer e enfatizar a importância dos conhecimentos da disciplina para a construção de uma sociedade justa, democrática e igualitária. Infere-se, portanto, a relação entre essas abordagens e algumas problemáticas que permeiam a prática pedagógica no campo da disciplina histórica. Nessa perspectiva, foi proposta às alunas e aos alunos do nono ano de uma escola pública no município de Balsas - MA, a produção de biografias a partir de dois procedimentos: um, que utilizou a entrevista, técnica da História Oral, para escrever a história de vida das mulheres do local; e o outro, que através da pesquisa bibliográfica, resultou em narrativas da trajetória de diversas personalidades femininas. A análise do processo de produção das narrativas de mulheres que residem na localidade apontou possibilidades de abordagem de diversas temáticas, costumeiramente realizadas a partir da atuação de indivíduos distantes da realidade das(os) estudantes tanto no tempo quanto no espaço. Além disso, explorar a construção discursiva do Eu através das autobiografias das alunas, ampliou o horizonte das abordagens da História em sala de aula. O desenvolvimento desse trabalho oportunizou a organização de um produto final que consistiu na elaboração de Abordagens Temáticas formuladas com base nas sequências executadas. Trata-se de proposições de formas de ensinar a História das Mulheres que podem ser aplicadas ao longo do ano letivo e dentro da grade curricular do nono ano. Essas propostas permitem a aprendizagem e tornam os conhecimentos da História mais significativos na medida em que deixa evidente o vínculo entre o passado e o presente. Dizse, portanto, que os procedimentos realizados favoreceram a aprendizagem histórica e atendem às finalidades dessa disciplina.
Abstract: The present work aims to combat the androcentric logic that guides the teaching of history and to approach its contents from the present and the local. For this purpose, the emphasis on the History of Women with female biographical narratives as a starting point became fundamental. Observations based in the school environment showed that in elementary education, History Teaching is still marked by the primacy of the male, the past and the universal. Reflections on the scenario showed that women are secondary figures in history, textbooks and at many moments in the social environment. Therefore, giving women their rightful role - as a procedural part of history - requires recognizing and emphasizing the importance of discipline knowledge for the construction of a just, democratic and egalitarian society. It could be inferred, therefore, the relationship between these approaches and some problems that permeate pedagogical practice in the field of historical discipline. In this perspective, it was proposed to 9th grade students (males and females) of a public school in the city of Balsas – MA a production of biographies based on two methodologies: one, using the interview, the Oral History technique to write the local women life stories; and the other, through bibliographic research resulted in narratives of the trajectory of several female personalities of the region. An analysis of the production process of the narratives of women who live in the locality pointed out possibilities of approaching several themes, usually carried out from the performance of individuals distant from the reality of the students, both in time and space. In addition, exploring the discursive construction of the Self through the female students' autobiographies broadened the horizon of approaching history in the classroom. The development of this work provided a final product that consists on the elaboration of Thematic Approaches based on the executed sequences during the research process. These are proposals to use the History of Women throughout the school year and within the curriculum series. These proposals allow learning and making the knowledge of History more valuable as far as turns evident the link between the past and the present. Therefore, it could be said that the procedures performed favored historical learning and served the purposes of the discipline.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6562
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