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dc.contributor.advisorAraújo, Gilberto Paulino de-
dc.contributor.authorPereira, Sulene Francisco-
dc.date.accessioned2024-02-16T18:29:12Z-
dc.date.available2024-02-16T18:29:12Z-
dc.date.issued2023-05-15-
dc.identifier.citationPEREIRA, Sulene Francisco. Cultura e tradição: os saberes e fazeres sobre os benzimentos na Comunidade Kalunga Vão de Almas/Cavalcante-GO. 41 f. Monografia de Graduação - Curso de Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins, Arraias-TO, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6560-
dc.description.abstractThis research aims to describe the traditional knowledge present in the tradition of blessing, a daily practice and present in the religious rites of the Kalunga. The context of the work is the Kalunga Community of Vai de Almas - GO. The interest in the study arose from reflection on this tradition, in view of the researcher's experience as a member of the community. The research methodology is based on ethnography, using observation, field research, interviews and a workshop aimed at elementary school students. The research highlights the relevance of the knowledge present in the quilombola tradition and its role in strengthening the local cultural identity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livre.pt_BR
dc.subjectEducação do Campo.pt_BR
dc.subjectSaberes tradicionais.pt_BR
dc.subjectTradição.pt_BR
dc.subjectIdentidade.pt_BR
dc.titleCultura e tradição: os saberes e fazeres sobre os benzimentos na Comunidade Kalunga Vão de Almas/Cavalcante-GOpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo descrever os saberes tradicionais presentes na tradição do benzimento, prática cotidiana e presente nos ritos religiosos dos Kalunga. O contexto do trabalho é a Comunidade Kalunga do Vão de Almas – GO. O interesse pelo estudo surgiu da reflexão sobre essa tradição, tendo em vista a vivência da pesquisadora como integrante da comunidade. A metodologia da pesquisa é de base etnográfica, servindo-se da observação, da pesquisa de campo, de entrevistas e da realização de uma oficina voltada a estudantes do ensino fundamental. A pesquisa destaca a relevância dos saberes presentes na tradição quilombola e seu papel no fortalecimento da identidade cultural local.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::EDUCAÇÃO DO CAMPOpt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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