Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6528
Authors: Santos, João Vitor Wohlhaupter Moura Mascarenhas dos
metadata.dc.contributor.advisor: Gomes, Paulo Sérgio Soares
Title: O Programa Residência Pedagógica como catalisador de experiências filosófico-pedagógicas no contexto do neoliberalismo: os podcasts como ferramentas para ensinar a filosofar no ensino médio
Keywords: Ensino de Filosofia;Podcasts.;Programa Residência Pedagógica;Neoliberalismo;Novo Ensino Médio;Teaching Philosophy;Pedagogical Residency Program;Neoliberalism;New High School
Issue Date: Feb-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, João Vitor Wohlhaupter Moura Mascarenhas dos. O Programa Residência Pedagógica como catalisador de experiências filosófico-pedagógicas no contexto do neoliberalismo: os podcasts como ferramentas para ensinar a filosofar no ensino médio. 2023. 59f. Monografia (Graduação). Curso de Filosofia. Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho é uma monografia de conclusão de curso que apresenta o uso de podcasts como uma metodologia viável do ensino de filosofia que também pode ser usada como forma de resistência aos impactos nefastos da ideologia neoliberal no currículo do Novo Ensino Médio. Além disso, esse trabalho é fruto de uma pesquisa teórica e participação prática no Programa Residência Pedagógica (PRP), que possibilitou a criação de uma nova metodologia do ensino de filosofia, que resgatasse o potencial filosófico de emancipação crítica e cidadã que vai se perdendo na escola pública. O presente texto está dividido em dois capítulos: o primeiro capítulo aborda brevemente as principais mudanças da reforma do ensino médio no currículo escolar ao passo que relaciona como essas mudanças estão interligadas com o interesse da reprodução e manutenção do capitalismo através da ideologia neoliberal presente no currículo escolar em específico: BNCC, Itinerários Formativos, Eletivas e Projeto de Vida. Os principais autores usados na discussão foram: Marilena Chauí, David Harvey, Pierre Dardot e Christian Laval. Já no segundo capítulo apresento uma metodologia de ensino de filosofia, mediadas por podcasts e criada por residentes pedagógicos no Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral- Rachel de Queiroz, em Palmas, Tocantins, que apresentou bons resultados, ao inventar uma metodologia que cria podcasts colaborativos através de pesquisa participante e metodologias ativas, guiadas pelo método Oficina de Conceitos de Silvio Gallo na tentativa de que os estudantes recriassem ou criassem conceitos, ao passo que desenvolvem dessa forma emancipação crítica e cidadania. De tal maneira, a partir dos resultados é possível inferir que é frutífero e desejável que se repense o ensino de filosofia de acordo com a prática vivenciada e que se crie metodologias de ensino capazes de resistirem às influências neoliberais na educação.
Abstract: This paper is a final course monograph that presents the use of podcasts as a viable methodology for teaching philosophy, which can also be used as a form of resistance against the harmful impacts of neoliberal ideology in the curriculum of the New High School in the Brazilian context. Additionally, this work is the result of theoretical research and practical participation in the Pedagogical Residency Program (PRP), which allowed for the creation of a new methodology for teaching philosophy that seeks to reclaim the philosophical potential for critical and civic emancipation that is being lost in Brazilian public schools. The present text is divided into two chapters: the first briefly discusses the main changes in the Brazilian high school reform in the school curriculum, while relating how these changes are interconnected with the interest in the reproduction and maintenance of capitalism through neoliberal ideology in school curriculum, specifically: BNCC, Formative Assessment, Electives, and Life Project. The main authors used in this discussion were Marilena Chauí, David Harvey, Pierre Dardot, and Christian Laval. The second chapter presents a methodology for teaching philosophy mediated by podcasts, created by pedagogical residents at Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral - Rachel de Queiroz, in Palmas, Tocantins, which yielded positive results. This methodology involves creating collaborative podcasts through participant research and active methodologies, guided by the pedagogical practice based on the “workshop on concepts” proposed by Silvio Gallo, aiming for students to recreate or create concepts while developing critical emancipation and citizenship. Based on the results, it can be inferred that it is productive and desirable to rethink the teaching of philosophy based on lived practice and to create teaching methodologies capable of resisting neoliberal influences in education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6528
Appears in Collections:Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João Vitor Wohlhaupter Moura Mascarenhas dos Santo - TCC Monografia.pdf2.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.