Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6520
Authors: Vasconcelos, Raylla Maria Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Ribeiro, Elisabeth da Silveira
Title: Edsonina Martins Novais: história de vida e contribuição para educação combinadense
Keywords: Edsonina;Narrativas autobiográficas;Combinado-TO;Educação
Issue Date: 30-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: VASCONCELOS, Raylla Maria Martins. Edsonina Martins Novais: história de vida e contribuição para educação combinadense. 2023. 41 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias-To, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta parte da história de vida de Edsonina Martins, relacionando-a à história de Combinado-TO -TO, cidade onde mora. Sonina como é conhecida na cidade é professora aposentada e é considerada educadora pioneira da cidade em que mora. Combinado-TO, foi fundado por Mauro Borges por meio de um plano de reforma agrária inspirado no modelo de Kibutz de Israel em 1962. Por meio das experiências dos residentes, a história da cidade se desenhou, sobretudo após o encerramento do projeto em 1964, pela intervenção do regime militar, instaurado no país. Para entender qual a importância de Edsonina Martins na constituição educacional de sua comunidade está pesquisa objetiva investigar a importância da educadora e das marcas deixadas por ela na educação de Combinado do Tocantins, articulada a sua história de vida. A metodologia adotada é a autobiográfica ou história de vida, dialogando principalmente com os seguintes autores: como referência metodológica Maria Helena Menna Barreto Abrão (2003), Redenir dos Santos (2002) para caracterização da comunidade e em Simon Lima Brito (2020) no aspecto político e social. Entretanto, a base central é constituída pelos relatos de Edsonina e de alguns participantes de sua trajetória. Este estudo se faz fundamental para a comunidade, pois destaca a pioneira e documenta parte da história local. Entre os resultados encontrados, estão o reconhecimento do valor de Edsonina para a comunidade, a evidência da superação das dificuldades enfrentadas pela população e a importância da educação. A estrutura do trabalho engloba uma introdução, um memorial descritivo da autora, um desenvolvimento que explora o cenário da cidade, a história de vida da pesquisadora e a relação entre ela e os participantes, realçando a importância das memórias. Finalmente, as considerações finais que trazem os achados da pesquisa
Abstract: This work presents a portion of the life story of Edsonina Martins, relating it to the history of Combinado-TO, the city where she resides. Known as Sonina in the city, she is a retired teacher and is considered a pioneering educator of the city she lives in. Combinado-TO was founded by Mauro Borges in 1962 through a land reform plan inspired by the Israeli kibbutz model. The history of the city was shaped through the experiences of its residents, particularly after the project was terminated in 1964 due to the intervention of the military regime in the country. The aim of this research is to investigate the significance of the educator and the marks she left on the educational foundation of the Combinado-TO do Tocantins community, intertwined with her life story. The adopted methodology is autobiographical or life history, primarily in dialogue with the following authors: Maria Helena Menna Barreto Abrão (2003) as a methodological reference, Redenir dos Santos (2002) for community characterization, and Simon Lima Brito (2020) for the political and social aspects. However, the core foundation is built upon the accounts of Edsonina and some participants in her journey. This study is crucial for the community as it highlights the pioneer's contributions and documents a part of local history. Among the findings, we recognize the value of Edsonina for the community, the evidence of overcoming challenges faced by the population, and the importance of education. The structure of the work includes an introduction, a descriptive memoir of the author, a development section that explores the city's setting, the life story of the researcher, and the relationship between her and the participants, emphasizing the significance of memories. Finally, the concluding remarks bring closure to the work
URI: http://hdl.handle.net/11612/6520
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Raylla Maria Martins Vasconcelos.pdf524.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.