Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6517
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dc.contributor.advisorAires, Helena Quirino Porto-
dc.contributor.authorVaranda, Luiz Felipe de Castro-
dc.date.accessioned2024-02-09T12:01:59Z-
dc.date.available2024-02-09T12:01:59Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationVARANDA, Luiz Felipe de Castro. Um estudo sobre a política de fechamento das escolas do/no campo e o processo de nucleação escolar no município de Arraias, Tocantins. 2023. 76 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias-TO, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6517-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the policy of closing schools and the process of school nucleation in the municipality of Arraias (TO). In this way, we seek to understand the process of closing schools in the countryside in Brazil, to identify the closed schools in the municipality locus of the research, in addition to presenting the impacts caused by this process. The methodological procedures adopted for the construction of this work are based on a qualitative approach and refer to a bibliographical and field research. Therefore, the data collection instruments used were document analysis and semi-structured interviews with students and parents/guardians who live in the countryside and study in the city and teachers who receive these students, as well as former teachers who worked in schools that were closed and the egress from these places. During the research, a quantity of more than 48 (forty-eight) schools that were closed in less than two decades was identified, a fact that evidenced the abyss in which rural education is located in the municipality under study, since public policies municipalities are still not implemented in their entirety. As a consequence, the closure of schools located in the countryside has an impact on the lives of this population, for example, the uprooting of subjects from their community and their insertion in a context that goes beyond the relationships, habits and customs of their culture of origin and, also, traveling long distances to reach another institution, for a period of 8 hours a day or more on school transport. Furthermore, it is hoped that this work can sensitize readers in order to have a critical view on the closure and nucleation of schools and also on public policies for the countrysidept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectPolíticas Publicaspt_BR
dc.subjectFechamento de escolaspt_BR
dc.titleUm estudo sobre a política de fechamento das escolas do/no campo e o processo de nucleação escolar no município de Arraias, Tocantinspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa visa analisar a política de fechamento das escolas e o processo de nucleação escolar no município de Arraias (TO). Desse modo, busca-se compreender o processo de fechamento de escolas no campo no Brasil, identificar as escolas fechadas no município lócus da pesquisa, além de apresentar os impactos causados por esse processo. Os procedimentos metodológicos adotados para construção deste trabalho pautam-se em uma abordagem qualitativa e se referem a uma pesquisa bibliográfica e de campo. Logo, os instrumentos de coleta de dados utilizados foram análise documental e entrevistas semiestruturadas com alunos e pais/responsáveis que residem no campo e estudam na cidade e professores que recebem esses alunos, como também ex-professores que trabalharam em escolas que foram fechadas e os egressos desses locais. Durante a realização da pesquisa, identificou-se um quantitativo de mais de 48 (quarenta e oito) escolas fechadas em menos de duas décadas, fato que evidenciou o abismo no qual está a educação do campo no município em estudo, visto que as políticas públicas municipais ainda não são efetivadas na sua integralidade. Como consequência, o fechamento de escolas localizadas no campo traz impactos para a vida dessa população, por exemplo, o desenraizamento dos sujeitos de sua comunidade e a sua inserção em um contexto que foge às relações, hábitos e costumes da sua cultura de origem e, ainda, o deslocamento por longas distâncias para chegar a outra instituição, durante um período de 8 horas diárias ou mais em um transporte escolar. Ademais, espera-se que este trabalho possa sensibilizar os leitores no sentido de ter uma visão crítica sobre o fechamento e a nucleação de escolas e também acerca das políticas públicas para o campopt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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