Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6504
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSousa, Luciana Pereira de-
dc.contributor.authorTebas, Alyne de Moura Xavier-
dc.date.accessioned2024-02-07T14:39:55Z-
dc.date.available2024-02-07T14:39:55Z-
dc.date.issued2022-09-29-
dc.identifier.citationTEBAS, Alyne de Moura Xavier. Desafios em ensinar matemática nos anos iniciais: memórias do percurso formativo de uma acadêmica de pedagogia. 2021. 28 f. Monografia (Graduação) - Curso de Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6504-
dc.description.abstractThis article aimed to understand the challenges of Mathematics Teaching in the Early Years of Elementary School from the literature in the area, articulated as memories of the formative path of a Pedagogy student. For the development of this work, studies were carried out on Mathematics Education, Teacher Education, articulated as memories of mathematics as a discipline experienced by the first research paper. The methodological construction was guided by the qualitative approach, and the data that constituted the investigation were collected through bibliographic and documentary studies, moved and records of the developed mathematics activities provided by the Study Group in Literacy and Numbering - GELEN / UFT, configuring itself as a case study. The field stage of this work was carried out in the municipality of Arraias / TO in a public school, in the 4th grade class of elementary school, during an activity guided by the GELEN group. Studying mathematics revelation for the early years is a challenge for teachers in providing relevant learning experiences for students. The gaps indicate in the aspects related to the initial and continuous training of teachers in the early years. It indicates the importance of academics participating in research groups at the university, as they contribute to understanding the challenges and propositions of solutions, breaking with the dissociation of theory and practice. It is a revelation that by reflecting their own memories, the learning processes enhance human development, contributing to the formation of obliged and professionally committed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.titleDesafios em ensinar matemática nos anos iniciaispt_BR
dc.title.alternativememórias do percurso formativo de uma acadêmica de pedagogiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste artigo objetivou compreender os desafios do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da literatura da área, articulados às memórias do percurso formativo de uma acadêmica de Pedagogia. Para desenvolvimento deste trabalho, foram realizados estudos sobre o Ensino de Matemática e Formação de professores, articulados as memórias da matemática como disciplina vivenciada pela primeira autora da pesquisa. A construção metodológica foi norteada pela abordagem qualitativa, e os dados que constituíram a investigação foram obtidos por meio de estudos bibliográficos e documentais, observações e dos registros das atividades de matemática desenvolvidas proporcionadas pelo Grupo de Estudos em Letramento e Numeramento - GELEN/ UFT. A realização da etapa de campo deste trabalho foi realizada no município de Arraias/ TO em uma escola pública, na turma do 4o ano do Ensino Fundamental, durante atividade orientada pelo grupo GELEN. O estudo revela que ensinar matemática para os anos iniciais é um desafio para os professores no que tange a proporcionar experiências de aprendizagens significativas para os estudantes. Sinaliza lacunas nos aspectos relacionados para formação inicial e continuada dos professores dos Anos Iniciais. Indica a importância dos acadêmicos participarem dos grupos de pesquisa na universidade, pois contribuem para a compreensão dos desafios e proposições de soluções, rompendo com dissociação de teoria e prática. E revela que ao refletir suas próprias memórias, os processos de aprendizagens potencializam o desenvolvimento humano contribuindo para formação de sujeitos mais críticos e comprometidos profissionalmente.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Alyne Xavier de Moura Tebas,.pdf464.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.