Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6498
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dc.contributor.advisorCAIXETA, Vera Lúcia-
dc.contributor.authorPEDROSA, Cleudineia Elias da Silva-
dc.date.accessioned2024-02-06T17:56:34Z-
dc.date.available2024-02-06T17:56:34Z-
dc.date.issued2024-02-06-
dc.identifier.citationPEDROSA, Cleudineia Elias da Silva. Os saberes das mulheres de barro de Parauapebas-Pará (2019-2021): contribuições para aprendizagem crítica. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6498-
dc.description.abstractThis research has as its theme the knowledge that is produced by the women of the Mujeres de Barro Cooperative in the city of Parauapebas, in the state of Pará. Using the analytical perspective of decoloniality, I sought to historicize the knowledge produced by women artisans and place them as subjects of a historical process breaking with a traditional historiography where patriarchal and sexist thinking are predominant marks of male domination over female. At the beginning of the research, a questionnaire was applied to students about: women, learning and methodology in history classes. We had as answers different positions of students serving as a basis for the development of the work. In an attempt to understand the disqualification of the feminine in society, I asked the following question: are the experiences lived by the women artisans of the Cooperativa Mulheres de Barro possibilities of historical learning? I had as a starting point the narratives of four women from the Cooperativa Mulheres de Barro. So I realized that the biographies of these women artisans and what they produce foster knowledge in the lives of students who, after the visit, started to recognize themselves as an instrument that lead them to understand their own historicity, valuing their social environment and recognizing themselves as a historical subject. To support this research, I used the oral history referenced by Portelli (1997) as a methodology. Based on the teachings of Barca (2004) with the class-workshop model with the aim of promoting a bridge between theoretical knowledge and student practice. As theoretical support in the Teaching of History I turned to Freire (1985, 1986, 1987). The possibility of getting to know the history of these women artisans, from the perspective of (Dis)coloniality, had as reference Lugones (2008), Bell Hooks (2013) and Gonzalez (2008). The final product of the research consisted of conducting a didactic sequence to serve as a contribution to teachers who want to work with historical learning through visits to a women's cooperative.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCooperativa das Mulheres de Barro de Parauapebas-PApt_BR
dc.subjectAprendizagem Críticapt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectCooperative of clay women from Parauapebas-PApt_BR
dc.subjectcritical learningpt_BR
dc.titleOs saberes das mulheres de barro de Parauapebas-Pará (2019-2021): contribuições para aprendizagem críticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como temática os saberes que são produzidos pelas mulheres da Cooperativa Mulheres de Barro na cidade de Parauapebas, no estado do Pará. Utilizando a perspectiva analítica da decolonialidade, com o objetivo de historicizar os saberes produzidos por quatro mulheres artesãs e colocá-las como sujeitas de um processo histórico, rompendo com uma historiografia tradicional, na qual o pensamento patriarcal e machista são marcas predominantes de dominação do masculino sobre o feminino. No início da pesquisa foi aplicado um questionário junto aos estudantes sobre mulheres, aprendizagem e metodologia nas aulas de História e realizado oficinas. Tivemos como respostas diferentes posicionamentos dos estudantes servindo como base para o desenvolvimento do trabalho. Na tentativa de compreender a desqualificação do feminino na sociedade, fiz a seguinte indagação: as experiências vividas pelas mulheres artesãs da Cooperativa Mulheres de Barro são possibilidades de uma aprendizagem crítica? Com este trabalho percebi que historicizar as narrativas dessas artesãs é fomentar possibilidades de emancipação e valorização de seus fazeres. As biografias dessas mulheres artesãs permitiram dar visibilidade acadêmica para elas e a possibilidade de utilização dessas biografias como aporte para aprendizagem da História Local, além do mais o conhecimento dessas narrativas tornam-se uma possibilidade metodológica para uma aprendizagem crítica dos estudantes que, após visitar à cooperativa, passaram a se reconhecer como instrumento para a compreensão de sua própria historicidade, valorizando o seu meio social e se reconhecendo como sujeito(a) histórico(a). Para fundamentar a presente pesquisa utilizei como metodologia a História Oral referenciada por Portelli (1997). Tendo como aporte os ensinamentos de Barca (2004) com o modelo de aula-oficina a fim de promover uma ponte entre o conhecimento teórico e a prática dos estudantes. Ao dialogar com a aprendizagem crítica recorri aos ensinamentos de Freire (1985, 1986, 1987). A possibilidade de conhecer a história dessas mulheres artesãs, com o olhar da (des)colonialidade tive como referência Lugones (2008), Bell Hooks (2013) e Gonzalez (2008). O produto final da pesquisa, consistiu a realização de uma sequência didática para servir como aporte aos docentes que queiram trabalhar com a aprendizagem crítica por meio das visitas a uma cooperativa de mulheres.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de História

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