Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6482
Authors: Souza, Felipe Lobo de
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Lucas Coelho dos
Title: A unidade temática de lutas presente no componente curricular educação física: desafios e possibilidades para o ensino fundamental
Keywords: Lutas;Desafios;Educação física escolar;Componente curricular
Issue Date: 2-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOUZA, Felipe Lobo de. A unidade temática de lutas presente no componente curricular educação física: desafios e possibilidades para o ensino fundamental. 2023. 32f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024.
metadata.dc.description.resumo: As aulas de Educação Física podem e devem ser diversificadas, trabalhando mais do que um ou dois componentes curriculares, pois possui uma variedade de componentes, dentre eles as lutas. Por isso, o objetivo geral desse trabalho foi: Analisar a aplicabilidade do conteúdo de lutas para o ensino fundamental dentro do componente curricular de Educação Física. E em seguida elencou-se os seguintes objetivos específicos: Apresentar debates recentes sobre o ensino das lutas e sua relação com a educação física escolar no campo científico; pontuar como é estruturado o conteúdo lutas no ensino fundamental; explorar quais os desafios e possibilidades para a materialização da prática docente em relação as lutas no ensino fundamental. Então a partir de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, buscou-se apresentar aspectos positivos para o ensino de lutas na Educação Física escolar.
Abstract: Physical Education classes can and should be diversified, working more than one or two curricular components, as it has a variety of components, including Fights. Therefore, the general objective of this work was: To analyze the applicability of the content of fights for fundamental education within the curricular component of Physical Education. And then the following specific objectives were listed: To present recent debates on the teaching of fights and their relationship with school physical education in the scientific field; Point out how content struggles in elementary school are structured; Explore what are the challenges and possibilities for the materialization of teaching practice in relation to struggles in elementary education. Then, from qualitative bibliographical research, we sought to present positive aspects for the teaching of Fights in Physical Education at school.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6482
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Felipe Lobo de Souza - Monografia.pdf409.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.